00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Müller Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692288738353942pt_BR
dc.contributor.referee1Calheiros, Maria Claudia Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074959432822798pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.creatorOliveira, Patrícia Peixoto de-
dc.date.accessioned2023-06-07T02:45:00Z-
dc.date.available2023-05-16-
dc.date.available2023-06-07T02:45:00Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Peixoto de. A construção de projeto de sensibilização para prevenção de parasitoses utilizando modelos didáticos: um relato de experiência da disciplina Saúde na Escola e na Comunidade. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11469-
dc.description.abstractThis paper presents an experience report of the Health in School and Community (HSC) course, part of the Biological Sciences Teacher Education program at the Institute of Biological Sciences and Health of the Federal University of Alagoas, during the 2021.1 semester, held remotely due to the COVID-19 pandemic. The objective is to report on the researcher's experience as a student of the HSC course, as well as the importance of Health Education in the training of future teachers. Additionally, the experience of teaching and learning and the construction of a sensitization project in the field of Parasitology for Science teaching will be described, using didactic models of parasites as a resource for promoting awareness of the prevention of parasitic diseases. Methodologically, this is a basic and descriptive research with a qualitative approach, presented in two chapters. The first chapter reflects on the teacher as a promoter of health education and the importance of a course like Health in School and Community in teacher training. A literature review was conducted using the terms education and health, health promotion, school health, and sensitization/awareness in different databases (Google Scholar, SciELO, and CAPES Periodicals). The second chapter is dedicated to describing the researcher's experience in developing a sensitization project for the promotion of the prevention of parasitic diseases using didactic models. All activities developed in the Health in School and Community course aimed to promote educational and preventive actions for sensitization in Health Education. The researcher constructed a sensitization project that used biscuit models of parasites with the aim of promoting meaningful learning in Science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCiências- Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA construção de projeto de sensibilização para prevenção de parasitoses utilizando modelos didáticos: um relato de experiência da disciplina Saúde na Escola e na Comunidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado na disciplina Saúde na Escola e Comunidade (SEC), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Alagoas, realizado durante o semestre 2021.1, por ensino remoto, em decorrência da pandemia da COVID-19. Objetiva-se, então, relatar sobre a vivência da discente-pesquisadora ao cursar a disciplina SEC, bem como a importância da Educação em Saúde na formação do licenciando, descrevendo a experiência de ensino-aprendizagem e a construção de um projeto de sensibilização no campo da Parasitologia para o ensino de Ciências, usando modelos didáticos de parasitos como recurso didático para promoção de sensibilização para a prevenção de parasitoses. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e descritiva com abordagem qualitativa. Esse trabalho será apresentado em dois capítulos. O primeiro busca refletir sobre o professor como promotor da educação em saúde e a importância de uma disciplina como Saúde na Escola e Comunidade na formação do licenciando. Para tal, realizou-se levantamento bibliográfico utilizando os termos educação e/em saúde, promoção da saúde, saúde na escola, sensibilização/conscientização em diferentes bancos de dados (Google Acadêmico, SciELO e Periódicos da CAPES). Enquanto o segundo capítulo será dedicado a descrever a experiência da discente-pesquisadora na elaboração de um projeto de sensibilização para a promoção da prevenção de parasitoses por meio de modelos didáticos. Todas as atividades elaboradas na disciplina Saúde na Escola e Comunidade visavam promover ações educativas e preventivas para a sensibilização em Educação em Saúde, a pesquisadora construiu um projeto de sensibilização que utilizava modelos didáticos de biscuit de parasitos com o intuito de promover uma aprendizagem significativa no ensino de ciências.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.