00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11460
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades no ensino e aprendizagem da física para alunos da 1ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Difficulties in teaching and learning physics for students in the 1st grade of high school
Autor(es): Anjos, Ermerson dos Santos
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Guilherme Martins Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Baggio, Andre Luis
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Nelson da Silva
Resumo: A física é parte integrante da vida cotidiana. Ele explica muitas ocorrências diárias, como gravidade e magnetismo, por meio de seus estudos, durante o ensino médio é uma disciplina acadêmica que investiga os mistérios do mundo. É uma ciência que encoraja a pessoa a desejar aprender mais sobre seu mundo, permite compreender a natureza em nível macroscópico e a matéria atômica. Os alunos geralmente apresentam muita dificuldade para entender o impacto que seus estudos têm em suas vidas. É por isso que o foco do artigo está nas dificuldades e aprendizagem dos alunos da 1° série do ensino médio com a disciplina de física. A pesquisa representa um estudo bibliográfico, pois está ancorado em levantamentos científicos acerca do tema proposto já concretizados em conjunto de uma revisão de literatura. Para auxiliar na finalização do presente trabalho foram realizadas pesquisas em plataformas cientificas como Google Acadêmico, Scielo, entre outros. A maioria dos alunos acredita que entender física requer memorizar fórmulas, fazer cálculos matemáticos e produzir resultados precisos sem variação. Mas a área da Física vai além, usa a criatividade para criar novos resultados. Equívocos sobre a necessidade de usar a matemática na Física levam a cálculos matemáticos sem sentido que causam dúvidas no aluno. De fato, muitos alunos acreditam que estudar física é o mesmo que estudar Matemática. É importante que os professores de física estimulem e utilizem metodologias de ensino que permitem uma participação ativa dos estudantes, incentivar uma reflexão e uma construção do conhecimento, para contextualizar a linguagem da disciplina onde muitos acham abstrata.
Abstract: Physics is an integral part of everyday life. He explains many persistent occurrences such as gravity and magnetism through his studies, during high school it is an academic discipline that investigates the mysteries of the world. It is a science that encourages people to want to learn more about their world, allows them to understand nature at the macroscopic level and atomic matter. Students often have a hard time understanding the impact their studies have on their lives. That is why the focus of the article is on the difficulties and learning of 1st grade high school students with the discipline of physics. The research represents a bibliographical study, as it is anchored in scientific surveys about the proposed theme already implemented in conjunction with a literature review. To assist in the completion of this work, research was carried out on scientific platforms such as Google Scholar, Scielo, among others. Most students believe that understanding physics requires memorizing formulas, doing mathematical calculations, and producing accurate results without variation. But the area of Physics goes further, it uses creativity to create new results. Misconceptions about the need to use mathematics in Physics lead to meaningless mathematical calculations that doubts cause in the student. In fact, many students believe that studying physics is the same as studying mathematics. It is important that physics teachers encourage and use teaching methodologies that allow for active student participation, encourage reflection and knowledge building, to contextualize the language of the discipline where many think abstractly.
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Ensino médio
Physical
High school
Study of physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: ANJOS, Ermerson dos Santos. Dificuldades no ensino e aprendizagem da física para alunos da 1ª série do ensino médio. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11460
Data do documento: 11-abr-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades no ensino e aprendizagem da física para alunos da 1.pdf429.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.