00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11458
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de redes sociais como instrumentos didáticos para o ensino de física
Autor(es): Costa, José Sérgio Gouveia da
Primeiro Orientador: Almeida, Guilherme Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Harrisson David Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da
Resumo: A pandemia de SARS-CoV-2 (Covid-19) e o uso crescente das redes sociais, cada vez mais comuns em toda sociedade, acabam por gerar mudanças na forma de comunicação entre os alunos que cada vez mais se debruçam nas mesmas. A educação por sua vez se vê afetada por esta nova forma de comunicação sendo então importante para o educador refletir sobre as mesmas e tentar adaptar sua pratica docente com esta nova realidade. Com essa reflexão, o presente trabalho se lança em uma investigação do uso de tais Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) durante e depois da pandemia no cotidiano e vida escolar a partir do ponto de vista dos alunos, da escola estadual Tarcísio Soares Palmeira, localizada na cidade de São Miguel dos Campos – AL, pertencente a 2ª Gerencia Regional de Ensino, identificando a existência ou não de problemas de acesso a internet, a intensidade com que os mesmos usam tais redes e as relações de uso para aprendizagem na disciplina Física. Como estratégia metodológica para este fim, foi realizado um estudo quantitativo, composto por uma amostra de 394 alunos do ensino médio, sendo 188 dos primeiros anos, 95 dos segundos anos e 111 dos terceiros anos, todos desta mesma escola. A coleta das informações ocorreu entre os dias 1 e 17 de setembro de 2022, via aplicação de questionário presencial, aplicado durante as aulas presenciais, composto por 10 questões para os alunos dos primeiros e segundos anos e de 12 questões para alunos dos terceiros anos. Os dados coletados mostraram que, apesar das facilidades de acesso as redes sociais e grande interação dos alunos com as mesmas, seu uso como recurso didático é pouco utilizado. Destaca-se neste cenário a importância de uma formação continuada e a discussão entre os profissionais docentes para a utilização das mesmas, obtendo assim uma maior conexão dos alunos com a disciplina por intermédio deste mecanismo simples, mas de amplo acesso que oferece também um caminho para levar conhecimento em períodos de crises sanitárias. Concluindo-se que as mesmas servem com uma estratégia plausível na busca de melhores resultados educacionais e de um ensino mais próximo do cotidiano do aluno.
Abstract: The SARS-CoV-2 (COVID-19) pandemic and the increasingly common use of social networks, across society, have just generated changes in the form of communication between students who are increasingly focusing on them. Education in turn is affected by this new form of communication, wich is so important for educators to reflect on them and try to adapt their teaching practice to this new reality. With this reflection, the present work launches into an investigation of the use of ICTs (Information and Communication Technologies) during and after the pandemic in everyday life and school life from the students point of view of the state school Tarcísio Soares Palmeira, located in the city of São Miguel dos Campos - AL, belonging to the 2nd Regional Teaching Management, identifying the existence or not of Internet access problems, the intensity with which they use such networks and the relations of use for learning in Physics discipline. As a methodological strategy to this purpose, a quantitative study was carried out, consisting of a sample of 394 high school students, 188 from the first year, 95 from the second year, and 111 from the third year, all from this same school. The collection of information was collected between September 1st and 17th, 2022, through the application of a face-to-face questionnaire, applied during the face-to-face classes, consisting of 10 questions for the first- and second-year students and 12 questions for third year students. The data collected showed that, despite the ease of access to social networks and the students' great interaction with them, their use as a didactic resource is little used. This scenario highlights the importance of continued training and discussion among teaching professionals on the use of social networks, thus achieving a greater connection of students with the subject through this simple, but widely accessible mechanism that also offers a way to bring knowledge in periods of health crises. Concluding that they serve as a plausible strategy in the search for better educational results and a teaching that is closer to the student's daily life.
Palavras-chave: Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Física. Curso de Física.
Redes sociais
Aprendizagem
Social media
Learning int the discipline of physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: COSTA, José Sérgio Gouveia da. Uso de redes sociais como instrumentos didáticos para o ensino de física. 2023. 43 f Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11458
Data do documento: 19-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de redes sociais como instrumentos didáticos para o ensino de física.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.