Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11450
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O livro didático de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise dos indicadores de alfabetização científica e sua relação com as habilidades do novo ensino médio |
Autor(es): | Bispo, Wallays de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Silva, Mônica Araújo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Alex Barros de |
Resumo: | A utilização de livros didáticos em aulas de química é uma prática comum entre professores. No entanto, para utilizar esse artifício de ensino faz-se necessário considerar alguns indicadores de alfabetização científica, bem como se atualizar a cerca de todas as mudanças geradas no novo ensino médio através da base nacional comum curricular, evitando-se a utilização do livro como único recurso pedagógico e impedindo o uso de livros inadequados ao contexto escolar em que se atua. Entre os objetivos deste trabalho, figura-se identificar, analisar e relacionar as habilidades propostas pela base nacional comum curricular a serem adquiridas pelos alunos com o que solicita cada um dos indicadores de alfabetização científica. Para tanto, utilizaram-se os indicadores de alfabetização científica propostos por Pizarro (2014), na análise de 6 livros do primeiro ano do novo ensino médio de diferentes autores aprovados no PNLD 2021-2023. Para a análise dos livros foram considerados os sete indicadores de alfabetização científica, são eles: articular ideias, investigar, argumentar, ler em ciências, problematizar, criar e atuar. Consideraram-se os dados de identificação dos livros, se os livros despertam a articulação de ideias, o senso investigativo do aluno, questões que possibilitam a capacidade argumentativas, apresentação de características típicas do gênero científico, como tabelas e gráficos, problematizar sobre o uso e impacto da ciência no cotidiano do aluno, e a possibilidade do aluno criar e atuar, com base em soluções de problemas que envolva a ciência. Após a análise dos livros foi possível perceber que a coleção Multiverso não faz uso de habilidades que possibilitem relaciona-las a o indicador de alfabetização científica argumentar, além disso em ambas as coleções os indicadores problematizar, criar e atuar são os menos favorecidos na correlação com as habilidades estabelecidas pela base nacional comum curricular. |
Abstract: | The use of textbooks in chemistry classes is a common practice among teachers. However, to use this teaching device, it is necessary to consider some indicators of scientific literacy, as well as to update about all the changes generated in the new high school through the common national curriculum base, avoiding the use of the book as the only pedagogical resource and preventing the use of books inappropriate to the school context in which it operates. Among the objectives of this work, we figure to identify, analyze and relate the skills proposed by the common national curriculum base to be acquired by the students with what each of the indicators of scientific literacy requests. For this, we used the indicators of scientific literacy proposed by Pizarro (2014), in the analysis of 6 books of the first year of the new high school of different authors approved in the PNLD 2021- 2023. For the analysis of the books, the seven indicators of scientific literacy were considered: articulating ideas, investigating, arguing, reading in science, problematizing, creating and acting. We considered the identification data of the books, whether the books awaken the articulation of ideas, the student's investigative sense, questions that enable argumentative capacity, presentation of typical characteristics of the scientific genre, such as tables and graphs, problematize about the use and impact of science on the student's daily life, and the possibility of the student to create and act, based on problem solutions involving science. After analyzing the books, it was possible to perceive that the Multiverse collection does not make use of skills that make it possible to relate them to the indicator of scientific literacy to argue, in addition in both collections, the indicators problematize, create and act are the least favored in the correlation with the skills established by the common national curriculum base. |
Palavras-chave: | Análise do livro didático Indicadores de alfabetização científica Novo ensino médio Base Nacional Comum Curricular Textbook Indicators of scientific literacy Common national curriculum base Livros didáticos - Ciências Alfabetização científica - Indicadores Scientific literacy - Indicators |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química - Licenciatura |
Citação: | BISPO, Wallays de Oliveira. O livro didático de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise dos indicadores de alfabetização científica e sua relação com as habilidades do novo ensino médio. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11450 |
Data do documento: | 15-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O livro didático de ciências da natureza e suas tecnologias - uma análise.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.