Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11440
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tabela periódica nos livros de projetos integradores de ciências da natureza e suas tecnologias no PNLD 2021 do ensino médio |
Autor(es): | Pereira, Ana Paula Alves |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Soares, Carla Juliana Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Sônia Salgueiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Thiago Barros Correia da |
Resumo: | Com o Novo Ensino Médio, surgem muitas possibilidades e desafios para o ensino de química. O livro permanece sendo recurso didático mais utilizado por professores e alunos em sala de aula. A temática de Tabela Periódica é um assunto importante para o ensino de química, é fundamental contextualiza-la para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Logo, os livros didáticos de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias servem como um recurso interdisciplinar, auxiliando na contextualização de conteúdo. O objetivo desse trabalho é realizar a análise de quatro livros de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do PNLD 2021. O foco da análise se deu com o conteúdo de Tabela Periódica, o objetivo foi mapear a quantidade de ocorrências presente em cada livro de diferentes coleções. A abordagem dessa pesquisa é de cunho qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa documental. Ao investigar através de uma leitura aprofundada os temas integradores: STEAM, Protagonismo Juvenil, Mídia educação e Mediação de Conflitos, obrigatórios a todas as áreas do conhecimento, segundo o PNLD de 2021 que contemplou o ensino médio, impõe a constatação de que o assunto de Tabela Periódica pode ser incluído de alguma forma em cada um dos temas. Bem como, os materiais didáticos analisados apresentavam abordagens diferentes, mas contextualizadas do assunto da Tabela Periódica. Foi possível observar que a temática possui um pouco de dificuldade para ocorrer e que em alguns momentos a temática poderia ter sido melhor abordada. |
Abstract: | With the New High School, many possibilities and challenges arise for teaching chemistry. The book remains the teaching resource most used by teachers and students in the classroom. The Periodic Table theme is an important subject for teaching chemistry, it is essential to contextualize it to facilitate the teachinglearning process. Therefore, the textbooks of Integrative Projects of Natural Sciences and their Technologies serve as an interdisciplinary resource, helping to contextualize content. The objective of this work is to carry out the analysis of four books of Integrative Projects in the area of Natural Sciences and their Technologies of the PNLD 2021. The focus of the analysis was on the content of the Periodic Table, the objective was to map the number of occurrences present in each book from different collections. The approach of this research is of a qualitative nature, using the documentary research technique. When investigating, through an in-depth reading, the integrative themes: STEAM, Youth Protagonism, Media education and Conflict Mediation, mandatory for all areas of knowledge, according to the 2021 PNLD that included high school, imposes the realization that the subject of Periodic Table can be included in some form in each of the themes. As well as, the didactic materials analyzed presented different, but contextualized, approaches to the subject of the Periodic Table. It was possible to observe that the theme has a little difficulty to occur and that in some moments the theme could have been better addressed |
Palavras-chave: | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Novo ensino médio Tabela periódica National Textbook Program (Brazil) New high school Periodic table |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química - Licenciatura |
Citação: | PEREIRA, Ana Paula Alves. Tabela periódica nos livros de projetos integradores de ciências da natureza e suas tecnologias no PNLD 2021 do ensino médio. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11440 |
Data do documento: | 27-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tabela periódica nos livros de projetos integradores de ciências da natureza e suas tecnologias no PNLD 2021 do Ensino médio.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.