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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11436
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividade física de universitários com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Physical activity of university students with disabilities in times of the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | Moura, Phelipe Lins de |
Primeiro Orientador: | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dantas, Maria do Socorro Meneses |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria Quitéria da |
Resumo: | Atualmente passamos por um momento muito complicado no cenário mundial, estamos vivendo uma pandemia da COVID-19, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. Sendo assim, aumenta a preocupação em relação às pessoas com deficiência, pois muitas dessas pessoas não têm acesso à prática de atividades físicas e o nível de atividade física geralmente é menor entre pessoas com deficiência do que pessoas sem deficiência. A população de pessoas com deficiência apresenta estilo de vida menos ativo em comparação às pessoas sem deficiência. E vale ressaltar que a atividade física é incremento fundamental para uma melhor qualidade de vida, que impacta diretamente na saúde do indivíduo. Dessa forma, o presente ensaio teórico tem como objetivo buscar descrever a prática de atividade física de universitários com deficiência em tempos de pandemia. A metodologia do trabalho caracteriza-se por uma pesquisa quantitativa. Participaram de forma voluntária deste estudo 32 universitários com deficiência de uma Universidade Federal, 18 homens e 14 mulheres. A coleta de dados se deu através de um questionário construído para esse estudo, composto de 27 questões, com 14 questões fechadas e 13 questões abertas. Para a análise foi utilizada a estatística descritiva. Especificamente, aferimos percentual e frequência referente às categorias determinadas. Os resultados encontrados mostraram que 56,3% (n= 18) dos universitários não conseguiram manter a prática da atividade física durante a pandemia e 47,1% (n= 8) realizam caminhada, outra parte consegue fazer exercícios em casa, 29,4% (n= 5) e os outros, atividades diversas, como artes marciais, karatê, hidroginástica com natação e bicicleta, com um percentual de 5,9% (n= 1). Dos participantes que praticaram atividade física na pandemia, 43,1% (n= 6) tem intenção na saúde e apenas 22,4% (n= 2) na qualidade de vida. Conclui-se que a maioria dos universitários com deficiência teve dificuldades em manter a prática de atividades físicas no período da pandemia. A pandemia impactou negativamente na prática de atividade física, de modo particular dos universitários com deficiência, ocasionando em uma baixa percentagem na prática de atividade física da população, o que preocupa ainda mais os fatores de impedimento e barreiras que dificultam a realização das práticas. |
Abstract: | We are currently going through a very complicated moment in the world scenario, we are living in a pandemic of COVID-19, which presents a clinical spectrum ranging from asymptomatic infections to severe cases. Thus, the concern about people with disabilities increases, since many of these people do not have access to physical activity and the level of physical activity is usually lower among people with disabilities than among people without disabilities. The population of people with disabilities has a less active lifestyle compared to people without disabilities. And it is worth pointing out that physical activity is a fundamental increment for a better quality of life, which directly impacts the individual's health. Thus, this theoretical essay will seek to describe the practice of physical activity by college students with disabilities in times of pandemic. The methodology of the work is characterized by quantitative research. Thirty-two college students with disabilities from a Federal University, 18 men and 14 women participated voluntarily in this study. The data collection was done through a questionnaire, composed of 27 questions, with 14 closed questions and 13 open questions. For the analysis, we used descriptive statistics. Specifically, we measured percentage and frequency referring to the determined categories. The results found showed that 56.3% (n = 18) of university students were unable to maintain the practice of physical activity during the pandemic and 47.1% (n = 8) walk, another part manages to do exercises at home, 29, 4% (n= 5) and the others, various activities, such as martial arts, karate, hydro gymnastics with swimming and bicycle, with a percentage of 5.9% (n= 1). Of the participants who practiced physical activity during the pandemic, 43.1% (n=6) had a health intention and only 22.4% (n=2) had a health intention. It is concluded that most university students with disabilities had difficulties in maintaining the practice of physical activities during the pandemic period. The pandemic had a negative impact on the practice of physical activity, particularly among university students with disabilities, resulting in a low percentage of the population practicing physical activity, which further concerns the impediment factors and barriers that make it difficult to carry out practices. |
Palavras-chave: | Educação física Atividade física – pessoas com deficiência Atividade física – Covid-19 (Pandemia) COVID-19 Physical education Physical activity – People with disabilities Physical activity - COVID-19 People with disabilities University students Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Bacharelado |
Citação: | MOURA, Phelipe Lins de. Atividade física de universitários com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11436 |
Data do documento: | 1-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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