00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11432
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O esporte como currículo nos cursos de graduação em educação física nas universidades federais e estaduais do Brasil
Título(s) alternativo(s): Sport as a curriculum in physical education undergraduate courses at federal and state universities in Brazil
Autor(es): Pereira, Karla Karolaine dos Santos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Natália de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Cirino, Carolina
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Filipe Antonio de Barros
Resumo: A proposta deste trabalho surgiu da emergência de discutir o currículo dos cursos de formação superior em Educação Física, no que tange as disciplinas de esporte, considerando a atuação e competências do egresso, as novas resoluções de reformulação dos projetos pedagógicos do curso superior, bem como, os documentos de orientação curricular presentes na escola. A Resolução nº6 de 2018 propõem uma nova formatação do curso superior em Educação Física, desta maneira pensar em como os saberes disciplinares estão sendo abordados pelas universidades federais e estaduais se faz importante para compreender o perfil de formação do egresso. Assim o objetivo principal foi analisar a carga horária das disciplinas de esporte e das correlatas disponíveis nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física das universidades federais e estaduais. Dentre os objetivos específicos foram o de mapear a quantidade de cursos presenciais em IES federais e estaduais e identificar as cargas horárias das principais disciplinas de esporte tanto nas modalidades de licenciatura quanto de bacharelado. A pesquisa foi iniciada com um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) Federais e Estaduais do Brasil com ensino presencial de Educação Física. Foram encontradas ao todo 395 IES e, após excluir aquelas que não apresentavam ensino presencial, restaram para a análise 80 IES. A tabulação de dados foi realizada acessando a matriz curricular de cada curso e organizando pelas regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Foram extraídas as informações de carga horária das disciplinas de esporte e suas correlatas. Para as correlatas foram usadas as disciplinas de cunho médico, histórico, pedagógico e psicológico. A análise usou os valores das somatórias das cargas horárias por região, frequência em porcentagem, média e desvio padrão. Os resultados mostraram uma maior quantidade de universidades federais que disponibilizam o curso superior em Educação Física, sendo a modalidade licenciatura mais ofertada do que bacharelado. Os cursos de licenciatura nas universidades federais e estaduais apresentaram uma maior somatória de cargas horárias de disciplinas de esporte e correlatas na região Nordeste, enquanto a região Sul apresenta uma maior somatória de disciplinas de esporte no bacharelado. Regiões como Norte e Centro-Oeste tendem a ter as menores distribuições. Observou-se também que as disciplinas ofertadas de esporte seguem as nomenclaturas das modalidades propriamente ditas, o que destoa de documentos curriculares que utilizam a proposta da lógica interna dos jogos. O trabalho apresenta resultados preliminares sobre como as matrizes curriculares disponibilizam as disciplinas de esporte nas IES, entretanto novas análises devem ser realizadas considerando o conteúdo ofertado.
Abstract: The purpose of this work emerged from the emergency the discussing the curriculum of training courses higher education in physical education, regarding sports disciplines, considering the atuacion and competences of the egress, the new resolutions of reformulation of the pedagogical projects of the higher education, as well as the curriculum guidance documents present at the school. The resolution nº 6 of 2018 propose a new format for the higher education course in physical education, in this way, think about how disciplinary knowledge is being approached by federal and state universities becomes important to understand the training profile of egress. Thus, the main objective was to analyze the hourly disciplines load of sports and correlates available in the curricular matrices of the physical education courses of federal and state universities. Among the specific objectives were to map the number of face-to-face courses at federal and state hei’s and identify the workloads of main sports disciplines, both in the licentiate and bachelor modalities. The research began with a survey of higher education institutions (IES) federal and state of brazil with physical education teaching. Were found a total of 395 IES and, after excluding those that did not offer face-to-face teaching, the remaining of the analysis 80 IES data tabulation was performed by accessing the curriculum matrix of each course and organizing by regions (midwest, northeast, north, southeast and south). The extracted information on workload of sports disciplines and their correlates. for related disciplines of a medical, historical, pedagogical and psychological nature were used. the analysis used the values of the sum of workloads by region, frequency in percentage, mean and standard deviation. the results showed a greater number of universities federal institutions that offer a higher education course in physical education, with the modality degree more offered than bachelor. degree courses at universities federal and state institutions presented a greater sum of workloads in disciplines of sport and related activities in the northeast region, while the south region presents a greater sum of sport disciplines in the bachelor. regions such as the north and midwest tend to have the smaller distributions. it was also observed that the sports disciplines offered follow the nomenclatures of the modalities themselves, which differs from curricular documents that use the proposal of the internal logic of the games. the work presents results in preliminaries on how the curricular matrices make sport disciplines available in ies, however, new analyses must be carried out considering the offered content.
Palavras-chave: Educação física
Formação superior
Currículo
Matriz curricular
Saberes disciplinares
Physical education
Higher Education
Curriculum
Curriculum Matrix
Disciplinary Knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: PEREIRA, Karla Karolaine dos Santos. O esporte como currículo nos cursos de graduação em educação física nas universidades federais e estaduais do Brasil. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11432
Data do documento: 20-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.