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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11431
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Fundamentos de game design na docência em educação física escolar: contributos didático-pedagógicos |
Autor(es): | Oliveira, Pedro Lucas Santos de |
Primeiro Orientador: | Santos, Silvan Menezes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moura, Eriberto José Lessa de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Adilson Rocha |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi construir um planejamento didático-pedagógico com base nos fundamentos de game design. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem observacional participativa. População de estudantes do 6° ano da escola Estadual Mario Broad com idade de 11 a 12 anos. A partir do objetivo da pesquisa os estudantes desenvolveram um jogo baseado nos fundamentos do game design e o levaram para a quadra. A pesquisa contou com 7 intervenções, onde em cada intervenção foi abordado 1 ou 2 fundamentos do game design. As intervenções foram realizadas na sala de aula, auditório e quadra. Os fundamentos serviam como base no jogo, mas levava aos alunos discussões relevantes para a sociedade. A tecnologia aliada à Educação Física pode ressignificar os métodos de ensino e dar mais uma identidade tecnológica para as aulas. |
Abstract: | The objective of this work was to build a pedagogical didactic planning based on the fundamentals of game design. This is a qualitative study, with a participatory observational approach. Population of 6th grade students at Mario Broad State School aged 11 to 12 years. From the objective of the research, the students developed a game based on the fundamentals of game design and took it to the court. The research had 7 interventions, where each intervention was approached 1 or 2 fundamentals of the game design. The interventions were carried out in the classroom, auditorium and court. The fundamentals served as the basis for the game, but led students to discussions relevant to society. The technology allied to Physical Education can re-signify the teaching methods and give another technological identity to the classes. |
Palavras-chave: | Game design Tecnologia Ferramentas de ensino Educação física escolar Physical education Technology Teaching tools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Pedro Lucas Santos de. Fundamentos de game design na docência em educação física escolar: contributos didático-pedagógicos. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11431 |
Data do documento: | 25-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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Fundamentos de game design na docência em educação física escolar: contributos didático-pedagógicos.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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