00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11429
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Validação de conteúdo do questionário repense: temáticas em saúde no ensino da educação física escolar
Autor(es): Paes, Fabiana Mendonça
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Enaiane Cristina de
Resumo: O tema saúde é considerado como um tema contemporâneo transversal na atual BaseComum Curricular da educação brasileira. No entanto, poucos inquéritos têmsidorealizados sobre a frequência destas temáticas nas aulas dos docentes da educaçãobásica, especialmente na disciplina Educação Física, cuja temática temse tornadosensível ao longo dos anos sobretudo pelos indicadores de saúde alarmantesapresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Oobjetivodopresente estudo é validar o conteúdo de um questionário sobre a frequência de temas emsaúde nas aulas dos professores de Educação Física da Educação Básica do Brasil. Trata-se de um estudo tipo survey como validação do conteúdo de umquestionáriodepesquisa. Participaram do estudo 5 docentes efetivos de cursos de Educação Físicadeinstituições públicas e privadas de várias regiões do país. O conteúdo do questionáriofoi construído respeitando as dimensões física, mental, social e espiritual da saúde e foi encaminhado no formato google forms aos participantes do estudo. Aavaliaçãodoconteúdo seguiu o método Delphi de pesquisa survey, sendo validado o itempropostocom escore acima de 0,8. A dimensão física adquiriu o escore 0,83; a dimensão menta, 0,90; a dimensão social, 0,90; a dimensão espiritual,0,96, sendo pouco ajustesapresentados para alterações do conteúdo das questões pelos participantes. Oíndicegeral de validação de conteúdo do instrumento ficou em 0,89. Neste sentido, conclui-seque o questionário proposto apresentação conteúdo válido para mensurar a frequênciados temas em saúde nas aulas de Educação Física dos professores da Educação Básicado Brasil
Abstract: The health theme is considered as a contemporary cross-cutting theme in the current Common Curriculum Base of Brazilian education. However, few surveys have beencarried out on the frequency of these themes in the classes of basic education teachers, especially in the Physical Education discipline, whose theme has become sensitive over the years, mainly due to the alarming health indicators presented by the National HealthSurvey of the School (PeNSE). The objective of the present study is to validate thecontent of a questionnaire about the frequency of health topics in the classes of Physical Education teachers of Basic Education in Brazil. This is a survey-type study to validatethe content of a research questionnaire. Five permanent teachers of Physical Educationcourses from public and private institutions from various regions of the countryparticipated in the study. The content of the questionnaire was built respectingthephysical, mental, social and spiritual dimensions of health and was sent in google formsto the study participants. Content evaluation followed the Delphi method of surveyresearch, with the proposed item being validated with a score above 0.8. The physical dimension acquired a score of 0.83; the mint dimension, 0.90; the social dimension, 0.90; the spiritual dimension, 0.96, with little adjustments presented for changes inthecontent of the questions by the participants. The overall content validation index of theinstrument was 0.89. In this sense, it is concluded that the proposed questionnairepresents valid content to measure the frequency of health topics in Physical Educationclasses of Basic Education teachers in Brazil.
Palavras-chave: Saúde
Educação física escolar
Validação - Questionário
Health
School Physical education
Quiz - Content validation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: PAES, Fabiana Mendonça. Validação de conteúdo do questionário repense: temáticas em saúde no ensino da educação física escolar. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11429
Data do documento: 8-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Validação de conteúdo do questionário repense - temáticas em saúde no ensino da educação física escolar.pdf370.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.