00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Calazans, Denis Rocha-
dc.contributor.referee1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.referee2Calazans, Dênis Rocha-
dc.creatorBezerra, Diego-
dc.date.accessioned2023-05-31T20:17:14Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-31T20:17:14Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationBEZERRA, Diego. Experiência no Programa Residência Pedagógica: práticas docentes nas aulas de geografia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11415-
dc.description.abstractThe present work aims to present the main experiences lived in the Institutional Project: Pedagogical Residency Program at UFAL: Knowledge, practices and teaching identity, subproject Pedagogical Residency Geography - Pedagogical Practice and Research: A necessary meeting, at the Federal University of Alagoas, in partnership with the Federal Institute of Alagoas, Maceió – AL campus. It is worth mentioning that aspects of the activities of teaching practices will be addressed, such as carrying out the bimonthly schedules, planning, meetings, conducting the ERE (Emergency Remote Teaching) classes offered by IFAL, in a synchronous and asynchronous way, which helped in the teaching process and learning of IFAL students and program residents, during the Covid-19 pandemic. Among the various experiences, it will be emphasized how the construction of the classes occurred, in a methodological context, starting from the planning of the class, elaboration of its script, material in slides for presentation, as well as the elaboration of a Directed Study for the critical reflection of the students about of the themes that were addressed during the classes. The theoretical basis of this work was based on some references of authors such as Libâneo (2013), Zimmer (2017) and Santana (2021), among others, corroborating the understanding of the themes discussed and the experiences lived as a resident of this program, fundamental for the teaching, learning, practice and teacher training in Geography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleExperiência no Programa Residência Pedagógica: práticas docentes nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais experiências vivenciadas no Projeto Institucional Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): saberes, fazeres e identidade docente, subprojeto Residência Pedagógica Geografia - Prática Pedagógica e Pesquisa: um encontro necessário, na UFAL, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, Alagoas (AL). Vale destacar que serão abordados aspectos das atividades das práticas docentes, como a realização dos cronogramas bimestrais, planejamentos, reuniões, regências das aulas do período de Ensino Remoto Emergência (ERE), ofertadas pelo IFAL de forma síncrona e assíncrona, como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de seus alunos e dos residentes do programa durante a pandemia de Covid-19. Dentre as várias experiências, enfatiza-se como ocorria a construção das aulas, num contexto metodológico, partindo do planejamento de aula, elaboração do seu roteiro, material em slides para apresentação, bem como a elaboração de estudo dirigido, para reflexão crítica dos discentes sobre as temáticas abordadas nas aulas. A base teórica deste trabalho fundamentou-se em alguns referenciais como Libâneo (2013), Zimmer (2017) e Santana (2021), dentre outros, corroborando na compreensão das temáticas discutidas e experiências vividas enquanto residente do programa em questão, fundamentais para o ensino, aprendizagem, prática e formação docente em Geografia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiência no Programa Residência Pedagógica - práticas docentes nas aulas de.pdf788.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.