00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Thales-
dc.contributor.referee1Santos, Robério José Rogério dos-
dc.contributor.referee2Sousa, Priscylla Maria da Silva-
dc.creatorPereira, Gabriel Barbosa-
dc.date.accessioned2023-05-31T18:47:48Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-31T18:47:48Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabriel Barbosa. Um estudo comparativo entre técnicas de aprendizado de máquina para classificação de intenções, em um contexto de diálogos no e-commerce de roupa. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11410-
dc.description.abstractOver the past years, it has been noticeable how conversational agents, such as chatbots and virtual assistants, have been increasingly integrated into human life. By explicitly analyzing the e-commerce sector, it is possible to see how this type of technology is incorporated, bringing benefits to the final user. Over time these technologies have evolved and thanks to artificial intelligence, the process of generating value has been refined. Intent classification is one of the most important steps in building a modern conversational agent. Through the intent classifier, the chatbot can automatically identify and classify each statement entered by the user into intents, generating valuable knowledge. This work proposes an intention classifier approach for utterances in a dialogue in the context of fashion e-commerce. To achieve the objective, a comparative study was carried out between several machine learning models commonly used for this purpose. Results indicated that the SVC machine learning model is the one that demonstrates the best performance compared to other models in the classification of intentions for dialogues in e-commerce clothing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências da Computação - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectClassificação de intençãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectIntent classifierpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectFashion e-commercept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm estudo comparativo entre técnicas de aprendizado de máquina para classificação de intenções, em um contexto de diálogos no e-commerce de roupapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAo longo dos últimos anos é perceptível como os agentes de conversação, tais como os chatbots e os assistentes virtuais, foram cada vez mais integrados na vida do ser humano. Ao analisarmos especificamente o setor de e-commerce, é possível ver como esse tipo de tecnologia está realmente incorporada ao mesmo, trazendo benefícios para o usuário final. Com o passar do tempo essas tecnologias foram evoluindo e graças a inteligência artificial, o processo de entrega de valor foi sendo refinado. A classificação de intenções é uma das etapas mais importantes na construção de um agente de conversação moderno. Através do classificador de intenções, o chatbot consegue identificar e classificar automaticamente cada enunciado inserido pelo usuário em intenções, gerando conhecimento de valor. Este trabalho propõe uma abordagem de um classificador de intenções para enunciados em um diálogo no contexto do e-commerce de moda. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo comparativo entre vários modelos de aprendizado de máquina comumente utilizados para essa finalidade. Resultados indicaram que o modelo de aprendizado de máquina SVC é o que demonstra melhor desempenho frente a outros modelos na classificação de intenções para diálogos no e-commerce de roupa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.