00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11366
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento do consumidor em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19
Autor(es): Santos, Maria Valéria Gomes dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Rodrigo Cesar Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Davi Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Monte, Madson Bruno da Silva
Resumo: O e-commerce é um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos, mas ganhou um maior destaque durante a pandemia da COVID-19, a medida em que o isolamento surgiu e as pessoas tiveram que encarar a quarentena e se reinventar, adquirindo novos hábitos. Assim, diante do crescimento exponencial do segmento, é necessário analisar o comportamento de consumo online em Maceió – Al, pois o local carece de estudos sobre o assunto, além disso, será possível identificar as perspectivas dos consumidores sobre o consumo online pós-pandemia. Logo, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar o comportamento do consumidor em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19, na cidade de Maceió – AL, e fundamenta-se em pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Para tal, foram levantados 389 respondentes, acima de 18 anos, residentes na cidade de Maceió/AL. Os resultados da pesquisa permitiram analisar que os consumidores alteraram os seus hábitos de consumo com a pandemia, a medida em que também aumentaram significativamente o consumo e possuem boas expectativas com as compras online mesmo após a pandemia.
Abstract: E-commerce is a segment that has been gaining more and more space over the years, but it gained greater prominence during the COVID-19 pandemic, as isolation emerged and people had to face the quarantine and reinvent themselves, acquiring new habits. Thus, given the exponential growth of the segment, it is necessary to analyze the online consumption behavior in Maceió - AL, as the area lacks studies on the subject, in addition, it will be possible to identify consumers' perspectives on post-pandemic online consumption. Therefore, the present research aims to analyze consumer behavior in virtual environments amid the Covid-19 pandemic, in the city of Maceió - AL, and is based on descriptive and exploratory research, with a quantitative approach. To this end, 389 respondents were surveyed, being over 18 years old and residing in the city of Maceió/AL. The survey results allowed it to analyze that consumers changed their consumption habits with the pandemic, as they also significantly increased consumption and have good expectations with online shopping even after the pandemic.
Palavras-chave: E-commerce
Covid-19 (Pandemia)
Consumo
Comportamento do consumidor
Pandemic
Consumption
Consumers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: SANTOS, Maria Valéria Gomes dos. Análise do comportamento do consumidor em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11366
Data do documento: 21-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do comportamento do consumidor em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.