00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Feijó, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2527600073071110pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.creatorOliveira, Neurykson Eglystone da Rocha-
dc.date.accessioned2023-05-25T21:37:42Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-25T21:37:42Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.citationOLIVIERA, Neurykson Eglystone da Rocha. Considerações sobre a pesquisa e o ensino de sociologia numa escola pública estadual de educ. básica de Porto Calvo. 2023. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11347-
dc.description.abstractThis research is based on the result of the activities developed in the internships, being organized in two parts, in the first, indicators of the general characteristics of the school are presented by bringing the organization of the contextual information collected. The second part is dedicated to the presentation of the elaborate plans and reports of classes performed. Following the political pedagogical project of the Bachelor's Degree in Social Sciences at UFAL, during the internships we sought to: 1) monitor the School's organization and management process in loco, 2) gather information about its problems, daily activities and management of the educational processes, 3) observe and report the activities of the Sociology discipline, 4) analyze the working conditions, planning and methodologies of the teachers, 5) plan and execute classes and 6) Report the challenges posed to the planning of Sociology classes/ Social Sciences. For this, bibliographical, documentary and statistical research was carried out. Experiments were planned for setting up and for the initial survey of primary information, considering the elaboration of indicators that allowed the identification of general characteristics of the school and the planning of classes more consistent with the expectations and experiences of the students. In short, this work presents some steps and procedures that can be used in the analysis of some aspects of the school reality, it is a partial study, developed to encourage the planning of dialogical, interdisciplinary and integrative pedagogical actions, more consistent with the expectations and learning conditions of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências sociais - Porto Calvo (AL)pt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectSocial Sciencespt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectClassespt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleConsiderações sobre a pesquisa e o ensino de sociologia numa escola pública estadual de educ. básica de Porto Calvopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por base o fruto das atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados, sendo organizada em duas partes: na primeira são apresentados indicadores das características gerais da escola ao trazer a organização das informações contextuais coletadas, a segunda parte é dedicada à apresentação dos planejamentos elaborados e relatos de aulas executadas. Seguindo o projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFAL, durante os estágios buscamos: 1) fazer o acompanhamento in loco do processo de organização e gestão da Escola, 2) reunir informações sobre seus problemas, atividades cotidianas e sobre a gestão dos processos educacionais, 3) observar e relatar as atividades da disciplina de Sociologia, 4) analisar as condições de trabalho, planejamento e metodologias dos professores, 5) planejar e executar aulas e 6) Relatar os desafios postos ao planejamento de aulas de Sociologia/Ciências Sociais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e estatísticas. Foram planejadas experiências para ambientação e para o levantamento inicial de informações primárias, haja vista a elaboração de indicadores que permitiram a identificação de características gerais da escola e o planejamento de aulas mais condizentes com as expectativas e vivências dos estudantes. Em suma, este trabalho apresenta algumas etapas e procedimentos que podem ser utilizados na análise de alguns aspectos da realidade escolar, trata-se de um estudo parcial, desenvolvido para fomentar o planejamento de ações pedagógicas dialógicas, interdisciplinares e integradoras, mais condizentes com as expectativas e condições de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.