Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11341
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Possibilidades e desafios do Programa Residência Pedagógica em Educação Física sob o olhar de um residente em uma Escola Estadual da Secretaria Estadual de Educação em Alagoas |
Autor(es): | Barbosa, Bruno Leandro dos Santos |
Primeiro Orientador: | Caetano, Antônio Filipe Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Argenaz de Oliveira |
Resumo: | O objetivo do presente relato de experiência foi registrar as possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) – subprojeto Educação Física (EF). A experiência foi realizada na escola-campo Estadual Professor Mário Broad, localizada em Maceió/AL; participaram da minha atuação durante a residência 25 escolares do 8º ano do ensino fundamental. Toda experiência foi mediada por um professor preceptor da Escola-campo. A partir da experiência experimentada no curso dos 18 meses de imersão na escola-campo pode-se identificar diferentes possibilidades e desafios do processo docente. Nas possibilidades positivas, temos como alguns exemplos a realização dos encontros online, a experiência adquirida com a vivência de planejar e desenvolver de forma prática as regências, aprendizagens de novas tecnologias de ensinos; e como desafios, foi possível perceber a baixa participação dos escolares, a dificuldade em tornar a aula mais interativa. A ausência das aulas práticas também surgiu como um fator negativo durante essa experiência remota, já no presencial, teve a ausência de alguns materiais para a realização de atividades mais dinâmicas, entre outros. |
Abstract: | The objective of this experience report was registered as possibilities and challenges experienced in the Pedagogical Residency Program (PRP) – Physical Education (PE) subproject. The experiment was carried out at the School Professor Mário Broad, located in Maceió/AL; 25 students from the 8th year of elementary school participated in my work during the residency. It was mediated by a preceptor professor. From the experience lived in the 18 months of immersion in the school, it is possible to identify different possibilities and challenges of the teaching process. In the positive possibilities, we have as some examples the holding of online meetings, the experience acquired with the experience of planning and desenvolving the regencies in a practical way, learning new teaching technologies and as challenges, it was possible to realize the low participation ofstudents, difficulty in making the class more interactive, the absence of practical classes also emerged as a negative factor during this remote experience, while in the face-to-face experience, there was the absence of some materials for carrying out more dynamic activities, among others. |
Palavras-chave: | Programa de Residência Pedagógica (Brasil) Educação Física COVID-19 Ensino Pedagogical Residency Physical Education Intervention |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | BARBOSA, Bruno Leandro dos Santos. Possibilidades e desafios do Programa Residência Pedagógica em Educação Física sob o olhar de um residente em uma Escola Estadual da Secretaria Estadual de Educação em Alagoas. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11341 |
Data do documento: | 18-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Possibilidades e desafios do Programa Residência Pedagógica em Educação Física sob o olhar de um residente em uma Escola Estadual-.pdf | 696.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.