00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11340
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância da prática de atividade física nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica: um estudo piloto
Autor(es): Tenório, Sand Araújo
Primeiro Orientador: Caetano, Antônio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Andrade Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Argenaz de Oliveira
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar as mudanças de conhecimento sobre saúde relacionada à atividade física em escolares do 6º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Maceió/Alagoas após intervenções teóricas/práticas na Residência Pedagógica, subprojeto Educação Física (2020- 2022). Trata-se de estudo quantitativo, de modelo experimental e intervenção em molde piloto. A variável de interesse deste estudo foi o conhecimento dos escolares sobre importância da atividade física. A análise dos dados foi feita com o Teste T Pareado com intervalo de confiança em 95% e p<0,05. A amostra foi composta por 131 participantes e identificou-se mudanças significativas no conhecimento sobre atividade física dos escolares (p=0,014). Conclui-se que o conhecimento sobre a prática de atividade física precisa ser alargado no ambiente escolar, sobretudo no que ser refere a relações com o comportamento sedentário e os benefícios de possuir uma vida fisicamente ativa.
Abstract: The objective of the present study was to identify changes in knowledge about health related to physical activity in students from the 6th year of elementary school II of the public school system in the city of Maceió/Alagoas after theoretical/practical interventions in the Pedagogical Residence, Physical Education subproject ( 2020-2022). This is a quantitative study, an experimental model and a pilot intervention. The variable of interest in this study was the students' knowledge about the importance of physical activity. Data analysis was performed using the Paired T Test with a confidence interval of 95% and p<0.05. The sample consisted of 131 participants and significant changes in students' knowledge about physical activity were identified (p=0.014). It is concluded that knowledge about the practice of physical activity needs to be expanded in the school environment, especially with regard to relationships with sedentary behavior and the benefits of having a physically active life.
Palavras-chave: Saúde
Atividade física
Educação física escolar
Programa Residência Pedagógica
Physical health
Pedagogical Residency Program
Teaching methodology
PE
Sedentary behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: TENÓRIO, Sand Araújo. Importância da prática de atividade física nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica: um estudo piloto. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11340
Data do documento: 18-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.