00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.creatorOmena, Roberta Cristina Fialho-
dc.date.accessioned2023-05-25T18:36:06Z-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-25T18:36:06Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationOMENA, Roberta Cristina Fialho. O jogo é massa: revisão de literatura sobre a aplicação de jogos didáticos no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11334-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectCiências- Estudos e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO jogo é massa: revisão de literatura sobre a aplicação de jogos didáticos no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs jogos didáticos são recursos que podem auxiliar o estudante no desenvolvimento do seu conhecimento, possibilitando eficácia na aprendizagem. Os jogos também tornam o ensino mais motivador, fazendo com que os docentes possam relacionar os conteúdos ministrados nas aulas de Ciências com maneiras lúdicas e divertidas. O advento de estudos relacionados à aplicação dos jogos didáticos em sala de aula vem aumentando com o passar dos anos. Assim, este estudo objetiva analisar como os jogos didáticos podem ser eficientes durante o processo de ensino – aprendizagem nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Como resultado desta pesquisa, fica evidente que a utilização desse tipo de metodologia ativa, torna as aulas mais dinâmicas, motivadas e os estudantes mais autônomos, pois como metodologia ativa de aprendizagem, os jogos permitem uma maior autonomia por parte dos discentes. Além dos professores, os estudantes também podem auxiliar na construção dos jogos, assim, o processo de socialização também é observado através da aplicação lúdica de diferentes atividades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.