00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11310
Tipo: Dissertação
Título: A autorrepresentação de mulheres como prática fotográfica: uma etnografia visual da cena contemporânea em Maceió/AL
Título(s) alternativo(s): The self-representation of women as a photographic practice: a visual ethnography of the contemporary scene in Maceió/AL
Autor(es): Paula, Tayná Almeida de
Primeiro Orientador: Rechenberg, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee1: Gama, Fabiene de Moraes Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Meinerz, Nadia Elisa
Resumo: Esta etnografia visual nasceu da experiência de pesquisa com as autorrepresentações fotográficas de mulheres na cena contemporânea em Maceió, Alagoas. Movida pelo reconhecimento de assimetrias de gênero no campo da fotografia, categoria na qual também estou inserida enquanto fotógrafa, investiguei como as autorrepresentações de mulheres produzem “fraturas” na fotografia dominante, caracterizada por historicamente operar em detrimento das “mulheres fotógrafas” e das “mulheres fotografadas”. Considerando o movimento de mulheres que por iniciativas individuais ou coletivas vem contestando a produção masculina dominante, a pesquisa aconteceu com Amanda Bambu, Gabi Coêlho, Laryssa Andrade e Natie Paz, fotógrafas que contribuem para a recriação de visualidades na cena local, além do Punho – Coletivo Alagoano de Mulheres da Imagem, que contribui para pensar o ativismo emergente de fotógrafas na cidade de Maceió. Tendo em vista o contexto de enfrentamento à pandemia da Covid-19, apresento impulsos criativos que emergem do gesto artístico de aprender na prática com as parceiras de pesquisa a como me autorrepresentar fotograficamente. Nesse sentido, esboço uma experiência na qual as fronteiras entre racionalidade científica e emoção, sujeito e objeto, arte e ciência são postas em questão.
Abstract: This visual ethnography was born from the research experience with the photographic selfrepresentations of women in the contemporary scene in Maceió, Alagoas. Motivated by the recognition of gender asymmetries in the field of photography, a category in which I am also inserted as a photographer, I investigated how the self-representations of women produce “fractures” in the dominant photography, characterized by historically operating to the detriment of “women photographers” and “women photographed”. Considering the movement of women who, through individual or collective initiatives, have been contesting the dominant male production, the research took place with Amanda Bambu, Gabi Coêlho, Laryssa Andrade and Natie Paz, photographers who contribute to the recreation of visualities in the local scene, in addition to Punho – Coletivo Alagoano de Mulheres da Imagem, which contributes to thinking about the emerging activism of female photographers in the city of Maceió. In view of the context of facing with the Covid-19 pandemic, I present creative impulses that emerges from the artistic gesture of learning in practice with research partners how to represent myself photographically. In this sense, I sketch an experience in which the boundaries between scientific rationality and emotion, subject and object, art and science are called into question.
Palavras-chave: Aprender na prática
Autorrepresentação
Fotografia
Feminismos
Gênero
Learning in practice
Self-representation
Photography
Feminisms
Gender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Citação: PAULA, Tayná Almeida de. A autorrepresentação de mulheres como prática fotográfica: uma etnografia visual da cena contemporânea em Maceió/AL. 2023. 194 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11310
Data do documento: 16-nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.