00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.creatorTorres, Luana Cristina Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-05-24T22:35:23Z-
dc.date.available2023-05-03-
dc.date.available2023-05-24T22:35:23Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationTORRES, Luana Cristina Cavalcante. A natureza da biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura em periódicos da área. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11298-
dc.description.abstractThis work discusses the Nature of Biology in the Supervised Internship in the Teaching of this curricular component. We seek to answer the following research question: how have teachers in initial training considered the Nature of Biology during the development of conducting activities in the Supervised Internship within the Biology school discipline? For this, this work aims to investigate how teachers in initial training have considered the Nature of Biology during the development of conducting activities in the Supervised Internship within the Biology school subject. and to achieve this purpose this work was methodologically structured as qualitative research, carried out from the application of the Systematic Literature Review. In this way, the works that dealt with the conducting activities developed within the scope of the Supervised Internship in Biology Teaching were analyzed. Added to this, the technique used to analyze the collected data was Content Analysis, from which the following categories emerged: resources used for the development of conducting activities in the Supervised Internship in Biology Teaching, the scientific practices of Biological Sciences considered in conducting activities in the Supervised Internship in Biology Teaching and the nuances that pervade/cross the regency in the Supervised Internship in Biology Teaching. The results indicate that the works analyzed have not considered the Nature of Biology during the conducting activities in the Supervised Internship in Biology Teaching, a factor that reinforces a concept of memoristic, decontextualized and content-oriented teaching. Added to this, this research brings up the debate about the need to integrate the Nature of Biology into the Teaching of this curricular component, as it is also essential that the curricula of the Degree in Biological Sciences courses integrate the Nature of Biology into their respective matrices curricula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação inicial do professorpt_BR
dc.subjectNature of Biologypt_BR
dc.subjectInitial Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA natureza da biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura em periódicos da áreapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre a Natureza da Biologia no Estágio Supervisionado no Ensino desse componente curricular. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: de que maneira os professores em formação inicial têm considerado a Natureza da Biologia durante o desenvolvimento das atividades de regência no Estágio Supervisionado no âmbito da disciplina escolar Biologia? Para isso, este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira os professores em formação inicial têm considerado a Natureza da Biologia durante o desenvolvimento das atividades de regência no Estágio Supervisionado no âmbito da disciplina escolar Biologia. Para alcançar tal intento este trabalho foi metodologicamente estruturado como uma pesquisa de natureza qualitativa, efetivada a partir da aplicação da Revisão Sistemática de Literatura. Dessa forma, foram analisados os trabalhos que versaram sobre as atividades de regência desenvolvidas no âmbito do Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia, por meio da Análise de Conteúdo, da qual emergiram as seguintes categorias: recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades de regência no Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia, as práticas científicas das Ciências Biológicas consideradas nas atividades de regência no Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia e as nuances que perpassam/ atravessam a regência no Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia. Os resultados obtidos apontam que os trabalhos analisados não têm considerado a Natureza da Biologia durante as atividades de regência no Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia, fator que reforça uma concepção de ensino memorístico, descontextualizado e conteudista. Nesse sentido, essa pesquisa traz à tona o debate sobre a necessidade de integrar a Natureza da Biologia ao Ensino desse componente curricular, como também se faz mister que os currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas integrem a Natureza da Biologia as suas respectivas matrizes curriculares.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.