00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5321776711537016pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Hellen Taynan da Silva-
dc.contributor.referee2Brito, Maria Madalena Valdevino de-
dc.creatorSantos, Thayná Thamyrys Silva dos-
dc.date.accessioned2023-05-22T19:00:29Z-
dc.date.available2023-04-23-
dc.date.available2023-05-22T19:00:29Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Thayná Thamyrys Silva dos. Processo de decisão de compra on-line de smartphones com universitários. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11248-
dc.description.abstractSmartphones are an essential tool in the workplace, in academic life and as members of society. Therefore, this work aimed to analyze the decisions of university students regarding the purchase of smartphones. Specifically, we sought to carry out a study to verify how respondents classify certain attributes when buying smartphones, questioning their adherence to online purchases and in which establishments they make these purchases, in which situations they choose to exchange the device and reasons for not shopping online. This research is classified as descriptive, bibliographical and quantitative. A questionnaire was applied to the students in a virtual way, through the Google Forms platform and had the participation of 236 respondents. In the results, it was observed that among students there is a great adherence to ecommerce, the stores most used to buy smartphones are Magazine Luiza, Lojas Americanas and Mercado Livre. In addition, the brand, price and functionality attributes are considered extremely important during the smartphone purchase decision process. It is noteworthy that the opinion of family or friends factor had a large divergence of evaluations, however, most respondents classified it as moderately important. In general, we can conclude that during the purchase decision process, survey participants do not choose a smartphone only by brand, they also take into account the functionality and price of the device. Among this sample of respondents, it is concluded that word-of-mouth marketing may not be an effective way of promoting the brand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompra - Decisãopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectBuying decision processpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleProcesso de decisão de compra on-line de smartphones com universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs smartphones são uma ferramenta essencial no ambiente de trabalho, na vida acadêmica e como membros da sociedade. Diante disso, este trabalho tinha como objetivo analisar as decisões de estudantes universitários em relação a compra de smartphones. De forma específica buscou-se realizar um estudo para verificar como os respondentes classificam certos atributos durante a compra de smartphones, questionando a adesão de compras on-line e em quais estabelecimentos eles realizam essas compras, em quais situações eles optam pela troca do aparelho e os motivos para não fazer compras de forma virtual. Esta pesquisa é classificada como descritiva, bibliográfica e quantitativa. Foi aplicado um questionário para os alunos de forma virtual, através da plataforma Formulários Google e contou com a participação de 236 respondentes. Nos resultados, foi observado que entre os estudantes há uma grande adesão ao comércio eletrônico, as lojas mais utilizadas para comprar smartphones são a Magazine Luiza, Lojas Americanas e o Mercado Livre. Além disso, os atributos marca, preço e funcionalidade são avaliados como extremamente importantes durante o processo de decisão de compra de um smartphone. Destacase que o fator opinião de familiares ou amigos teve uma grande divergência de avaliações, no entanto, a maioria dos respondentes o classificou como moderadamente importante. De modo geral, podemos concluir que durante o processo de decisão de compra os participantes da pesquisa não escolhem um smartphone somente pela marca, eles também levam em conta a funcionalidade e o preço do aparelho. Dentre essa amostra de respondentes, conclui-se que o marketing boca a boca pode não ser uma forma de divulgação eficaz da marca.pt_BR
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