Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Chalita, Marco Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303727971662797 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima Filho, Antônio Passos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8460284088121633 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Eriberto José Lessa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0327956071003874 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Wellida Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T20:14:40Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25 | - |
dc.date.available | 2023-05-15T20:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wellida Moreira da. Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física no ensino fundamental. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11210 | - |
dc.description.abstract | The corporal practices of Aventura is a thematic unit indicated by the BNCC, relatively recent and which has the potential to enable teachers different forms of interventions in Physical Education classes school. This study aimed to understand and point out how the thematic corporal practices of adventure can be worked in the classes of School Physical Education in Elementary School. Qualitative in nature and descriptive this research was used for data collection the questionnaire structured, available on the Google forms platform. Participated in the study Physical Education teachers of elementary school and who teach in schools in the city of Maceió - AL. For data analysis, we used the interpretative analysis. As main results it was found that the theme of sport is very present in school activities, on the theme ofadventure bodywork, the teachers pointed out the lack of mastery of the theme due to the lack of being little approached during its formation academic, thus generating difficulty in knowing how to work it and the lack of basic support from the school so that it is possible to carry out these activities. In this way, we can conclude that teachers understand that it is possible to approach this theme through videos, pictures, activitiesoutside the school in squares and municipal parks, with the possibility of trails and orienteering race. As well as pointed out that these adventure activitiescan generate benefits in several aspects, whether physical, social or and ethics, due to contact with nature, which requires respect and autonomy indecision making during your practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas corporais de aventura | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação física (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Physical Education | pt_BR |
dc.subject | Adventure Body Practices | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As práticas corporais de Aventura é uma unidade temática indicada pela BNCC, relativamente recente e que tem o potencial de possibilitar aos professores diferentes formas de intervenções nas aulas de Educação Física escolar. Este estudo teve como objetivo compreender e apontar como a temática práticas corporais de aventura pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental. De natureza qualitativa e descritiva esta pesquisa se utilizou para recolha de dados o questionário estruturado, disponível na plataforma do Google forms. Participaram do estudo professores de Educação Física do ensino fundamental e que lecionam em escolas na cidade de Maceió – AL. Para análise dos dados foi utilizada a análise interpretativa. Como principais resultados verificou-se que a temática do esporte é bem presente nas atividades escolares, sobre a temática das práticas corporais de aventura, os professores apontaram a falta de domínio do tema devido a carência de ter sido pouco abordada durante sua formação acadêmica, gerando assim dificuldade em saber como trabalhá-la e a falta do suporte básico por parte da escola para que seja possível realizar essas atividades. Desta maneira podemos concluir que os professores compreendem que é possível abordar essa temática através de vídeos, figuras, atividades fora da escola em praças e parque municipal, com a possibilidade de trilhas e corrida de orientação. Bem como apontaram que essas atividades de aventura podem gerar benefícios em diversos aspectos, seja a questão corporal, social e ética, devido ao contato com a natureza, onde exige respeito e autonomia na tomada de decisão durante a sua prática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física no ensino fundamental.pdf | 352.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.