00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11207
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Variações do cotidiano universitário e estratégias de enfrentamento aos impactos psicológicos da COVID-19: estudo transversal
Autor(es): Rangel, Elen de Souza
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Julio Cezar Albuquerque da
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Sheyla Christine Santos
Resumo: A pandemia deflagrada pela COVID-19, a qual teve início ao final de 2019 e impactou diretamente o cotidiano brasileiro no ano de 2020, suscitou urgentes adaptações a um novo cotidiano, em decorrência da crise sanitária de saúde mundial foram necessárias alterações de hábitos. Para tal, compreender as variações do cotidiano universitário frente à pandemia da COVID-19 e investigar as estratégias de enfrentamento diante dos impactos psicológicos causados por esse cenário é primordial. Para tanto, foram realizados dois períodos de coleta, os quais contaram com duas amostras pré-pandemia, sendo 306 sujeitos e in-pandemia com 233 sujeitos, ambos com a mesma média de faixa etária, a coleta incluiu apenas sujeitos maiores de 18 anos, os quais responderam a questionários físicos e online, os quais continham o questionário de avaliação do cotidiano, a Escala de Estresse Acadêmico e a Escala de Estresse Percebido, os dados foram tabulados analisados pelo SPSS, utilizando a MANOVA e o software Iramuteq para construção gráfica do corpus. Para tal, esta pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo e transversal, constatou alterações no cotidiano universitário, apontou para redução nas horas de sono, no tempo destinado a atividades de lazer e aumento nos níveis de estresse acadêmico e percebido. Também, foram apontadas quatro classes como estratégias de enfrentamento: Manutenção de vínculos de interação social, Entretenimento digital, Busca por autoconhecimento, Elaboração de rotina com hábitos caseiros. Tais resultados, corroboram com a literatura que aponta maior vulnerabilidade deste público, em decorrência dos altos níveis de estresse e cobrança no meio acadêmico, além das incertezas potencializadas neste meio pela pandemia e, foram evidenciadas diferentes estratégias de enfrentamento a depender da realidade do sujeito. Portanto, sendo primordial a continuidade dos estudos deste agravo da saúde pública do país com impacto nos estudantes universitários com o fito de ampliar as estratégias interventivas de forma que sejam cada vez mais eficazes.
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Universitários
Saúde do Estudante
COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: RANGEL, Elen de Souza. Variações do cotidiano universitário e estratégias de enfrentamento aos impactos psicológicos da COVID-19: estudo transversal. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11207
Data do documento: 30-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variações do cotidiano universitário e estratégias de enfrentamento aos impactos.pdf612.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.