00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11184
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A clínica online com adolescentes durante a pandemia: contribuições da teoria Winnicottiana
Autor(es): Melo, Fábia D' Ramona da Costa
Primeiro Orientador: Leitão, Heliane de Almeida Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Zanotti, Susane Vasconcelos
Resumo: O presente artigo objetiva fazer uma revisão sistemática de literatura sobre a clínica online com adolescentes durante a pandemia e as contribuições que o referencial teórico de Donald W. Winnicott pode trazer. A necessidade do atendimento online devido ao distanciamento social imposto como medida para conter o crescimento dos casos de Covid-19, trouxe inúmeros desafios à prática da clínica psicológica, especialmente com o público adolescente. A pesquisa foi uma revisão sistemática de literatura dos artigos publicados em revistas nacionais em língua portuguesa a partir do ano de 2018 sobre a clínica online com adolescentes durante a pandemia e as contribuições que a teoria de Winnicott podem trazer, utilizando para esse fim as bases de dados Scielo, PePsic e Bvs-Psi, com os seguintes descritores: clínica online, adolescentes, Winnicott, Pandemia e Covid-19.Os resultados demostram a escassez de artigos que tratam sobre a temática da clínica online com adolescentes durante a pandemia. Diante da revisão sistemática de literatura realizada é possível concluir que aspectos importantes que perpassam a prática da clínica online, como a modificação do enquadre analítico e a necessidade de reinvenção da prática clínica, assim como as especificidades do atendimento online com adolescentes, como a privacidade e o sigilo necessários à sessão, são temas que carecem de investigação, sendo necessário o desenvolvimento de estudos que possam aprofundar o debate.
Abstract: This article aims to make a systematic review of the literature on the Online Clinic with adolescents during the pandemic and the contributions that Donald W. Winnicott's theoretical framework can bring. The need for online service due to the social distance imposed as a measure to contain the growth of Covid-19 cases, has brought numerous challenges to the practice of psychological clinic, especially with the adolescent public. The research was a systematic literature review of articles published in national journals in Portuguese from the year 2018 on the online clinic with adolescents during the pandemic and the contributions that Winnicott's theory can bring, using the bases of research for this purpose. Scielo, PePsic and Bvs-Psi data, with the following descriptors: online clinic, adolescents, Winnicott, Pandemic and Covid-19. The results show the scarcity of articles that deal with the topic of the online clinic with adolescents during the pandemic. Thus, in view of the systematic literature review carried out, it is possible to conclude that important aspects that permeate the practice of the online clinic, such as the modification of the analytical framework and the need to reinvent clinical practice, as well as the specificities of online care with adolescents, such as 5 the privacy and secrecy necessary for the session, are topics that lack literature, being necessary the development of studies that can deepen the discussion.
Palavras-chave: Clínica Online
Adolescentes
Teoria de Winnicott
Pandemia
Covid-19
Online clinic
Teenagers
Winnicott
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: MELO, Fábia D' Ramona da Costa. A clínica online com adolescentes durante a pandemia: contribuições da teoria Winnicottiana. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11184
Data do documento: 28-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A clínica online com adolescentes durante a pandemia - contribuições da teoria Winnicotiana.pdf727.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.