00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, Antônio José Ornellas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee2Araújo, Maria Tereza de-
dc.contributor.referee3Pereira, Erms Rodrigues-
dc.creatorBarros, José Ailton Cardoso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3508481903908460pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T21:35:20Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2023-05-05T21:35:20Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationBARROS, José Ailton Cardoso de. Ludo físico: uma experiência vivenciada no ensino-aprendizagem de física na educação carcerária. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11139-
dc.description.abstractThe present work presents a proposal to develop and disseminate the didactic game Ludo Físico to assist in the understanding and learning of Physics content with a focus on sustainable energy for high school classes. The prototype of the game was evaluated by students deprived of liberty at the State School of Basic Education Professor Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, in the city of Maceió, Alagoas. The results were analyzed and compared through a pre-test and a post-test, from which it was possible to investigate whether the students liked the game, if the majority of the students learned the topic addressed, with the aim of discussing the sources of energy with a simple and accessible language to the students deprived of freedom of the Education of Youths and Adults. The dissertation addresses renewable and non-renewable energy sources, with emphasis on solar, wind and nuclear energy, their advantages and disadvantages. The theoretical foundation is based on researchers and thinkers Lev Vygotsky, David Ausubel and Antônio Ornellas. As a result, it was possible to verify the interactivity between teacher-student and student-student in a playful way and associated with the use of technologies, generating a new perspective on the use of electronic devices during Physics classes, so that the teacher can intervene as a mediator of the attractive activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnergia – Sustentabilidadept_BR
dc.subjectLudoterapia – Físicapt_BR
dc.subjectSistema carcerário – Educaçãopt_BR
dc.subjectPena privativa de liberdade – Ressocializaçãopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectSustainable energypt_BR
dc.subjectPhysical Ludo Gamept_BR
dc.subjectPrison educationpt_BR
dc.subjectDeprivation of libertypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleLudo físico: uma experiência vivenciada no ensino-aprendizagem de física na educação carceráriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolver e divulgar o jogo didático Ludo Físico para auxiliar na compreensão e aprendizagem no conteúdo de Física com foco em energia sustentável para turmas de Ensino Médio. O protótipo do jogo foi avaliado pelos alunos privados de liberdades da Escola Estadual de Educação Básica Professor Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, na cidade de Maceió, Alagoas. Os resultados foram analisados e comparados por meio de um pré-teste e um pós-teste, a partir dos quais foi possível investigar se os alunos gostaram do jogo, se a maioria dos alunos aprenderam o tema abordado, com o objetivo de discutir as fontes de energia com uma linguagem simples e acessível aos discentes privados de liberdades da Educação de Jovens e Adultos. A dissertação aborda as fontes de energia renováveis e não renováveis, com destaque para as energias solar, eólica e nuclear, suas vantagens e desvantagens. A fundamentação teórica está baseada nos pesquisadores e pensadores Lev Vygotsky, David Ausubel e Antônio Ornellas. Como resultados, foi possível constatar a interatividade entre professor-aluno e aluno-aluno de maneira lúdica e associada ao uso das tecnologias gerando uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de Física, de maneira que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa.pt_BR
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