00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Valentim dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447231989193754pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.referee2Baggio, André Luís-
dc.creatorBastos, Klessia Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253819914590985pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T21:25:58Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2023-05-05T21:25:58Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationBASTOS, Klessia Santos. Laboratório móvel de eletrostática, usando materiais de baixo custo como recurso: uma sequência didática para os ensinos fundamental e médio. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11137-
dc.description.abstractIn this dissertation, we propose to present an educational product with the objective of contributing to the improvement of Physics Teaching in public schools, bringing the student closer to science and experimental practice. The product consists of a sequence of practical activities, which can be used in the understanding of electrostatics, produced from low-cost materials or even scrap. Initially, we suggest a support material for the public school teacher, an organizing box with these materials, accompanied by an instruction manual for setting up the experiences and auxiliary reflection activity, which can be used by him in the classroom. With the pandemic, the mobile laboratory, that is, the organizing box, could not go to the classroom, but it did not prevent the execution of activities. Adapted for remote teaching, it helped the students even more, that is, the process of inducing the students to observation and discovery was very significant for them. As predicted in the pre-test, we noticed that the product and its application added up to the students' schooling assessed in the post-test.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de física – Escolas públicaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectLaboratório móvelpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectExperimentalpt_BR
dc.subjectSequencept_BR
dc.subjectElectrostatics and scrap metalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleLaboratório móvel de eletrostática, usando materiais de baixo custo como recurso: uma sequência didática para os ensinos fundamental e médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, nos propomos a apresentar um produto educacional com objetivo de contribuir com o melhoramento do Ensino de Física nas escolas públicas, aproximar o aluno da ciência e da prática experimental. O produto consiste em uma sequência de atividades práticas, que podem ser usadas no entendimento da eletrostática, produzidas a partir de materiais de baixo custo ou até mesmo sucatas. Inicialmente sugerimos um material de apoio ao professor da escola pública, uma caixa organizadora com esses materiais, acompanhada de um manual de instruções de montagens das experiências e atividade auxiliar de reflexão, que possam ser usadas por ele em sala de aula. Com a pandemia, o laboratório móvel, ou seja, a caixa organizadora, não pôde ir para a sala de aula, mas não impediu a execução das atividades. Adaptada para o ensino remoto, ela auxiliou ainda mais aos estudantes, ou seja, o processo de induzir os alunos à observação e descoberta foi muito significante para eles. Conforme previsto no pré-teste, percebemos que o produto e sua aplicação somaram na escolarização dos alunos avaliada no pós teste.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.