00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Edilson dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314379911392966pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee2Silva, Alexsandra da-
dc.creatorLuna, Alex Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1007153053010271pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-03T20:43:13Z-
dc.date.available2023-04-21-
dc.date.available2023-05-03T20:43:13Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.citationLUNA, Alex Chagas. Educação financeira: um estudo de caso com militares do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar do Estado de Alagoas – BPRv PMAL. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11101-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the role of financial education and personal finance control for economic growth and improved quality of life. As for the methodology, with regard to the objectives, the research is still classified as exploratory, since its main scope is to investigate a certain situation to identify and approach a certain phenomenon or subject and thereby create knowledge about it. Regarding the technical procedures adopted, it was a case study. Where the data, through the application of a questionnaire to the military of the road battalion of the military police of the State of AL, where closed multiple choice questions were determined. The results showed that there is still appreciation of the subject, given its relevance, as it was found that the vast majority of respondents find the technique essential, although almost 30% of them are unable to have money left over to invest in investments. Whereas more than 26% of them admit that they spend more than 45% of their income on debt. It is concluded that the lack of information leads individuals to a situation of indebtedness, harming not only their lives, but also the country's economy. This scenario can be modified with the practice of financial education, which promotes a change in beliefs about money, wealth and poverty, significantly impacting personal and national financial development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.subjectTomada de decisão – finançaspt_BR
dc.subjectPersonal financept_BR
dc.subjectFinancial planningpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo de caso com militares do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar do Estado de Alagoas – BPRv PMALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o papel da educação financeira e controle de finanças pessoais para o crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida. Quanto a metodologia, no que se refere aos objetivos, a pesquisa se classifica ainda como exploratória, pois tem como principal escopo investigar determinada situação para identificar e se aproximar de determinado fenômeno ou assunto e com isso criar conhecimento a seu respeito. Com relação aos procedimentos técnicos adotados foi um estudo de caso. Os dados foram coletados através de aplicação de um questionário aos militares do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar do Estado de Alagoas, sendo determinadas questões fechadas de múltipla escolha. Os resultados apontaram que ainda existe valorização do tema, frente a sua relevância, pois foi averiguado que a grande maioria dos entrevistados acham a técnica imprescindível, apesar de quase 30% deles não conseguirem ter um dinheiro sobrando para aplicar em investimentos. Considerando que mais de 26% deles admitirem que gastam mais de 45% de sua renda em dívidas. Conclui-se que a falta de informação conduz os indivíduos para uma situação de endividamento, prejudicando não apenas a sua vida, mas também a economia do país. Este cenário pode ser modificado com a prática da educação financeira, a qual promove uma mudança de crenças sobre dinheiro, riqueza e pobreza, impactando de forma significativa para o desenvolvimento financeiro pessoal e da nação.pt_BR
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