00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11085
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um repositório de recursos educacionais abertos durante a formação inicial
Autor(es): Santos, Walesca Nayane Teixeira Borges dos
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Guilmer Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Francisco Carlos
Resumo: Por meio de pesquisas sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), e do desejo de desenvolver um repositório com REA produzidos a partir de experiências vivenciadas em estágios de regência durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, surgiu uma curiosidade de pesquisa no qual chegou-se a seguinte questão norteadora: Por que desenvolver um repositório de Recursos Educacionais Abertos na formação inicial? Com base nessa questão, tem-se como objetivo geral descrever o processo de desenvolvimento de um repositório de REA durante a formação inicial. Para atingir esse objetivo, foram descritos o processo de produção dos REA e o desenvolvimento do website utilizado como repositório. Com relação aos objetivos, essa pesquisa é descritiva, pois foi descrito o processo de desenvolvimento do repositório e da elaboração dos REA. A abordagem da análise dos dados dessa pesquisa está classificada como qualitativa, e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. O objeto de estudo foram os REA. O local da pesquisa foram as escolas campo dos estágios. Foram produzidos um total de quinze REA ao longo dos estágios de regência. Esses recursos foram disponibilizados no repositório REA Ciências e Biologia. Os REA produzidos e disponibilizados no repositório servirão de suporte pedagógico, possuindo recursos educacionais permanentes e com licença aberta, permitindo o livre acesso e a adaptação dos recursos. A teoria defendida é a de que, tanto para licenciandos quanto para professores atuantes, o fato de ter que criar seus próprios conteúdos educacionais faz com que se pesquise e, por consequência, se estude mais sobre os assuntos envolvidos na temática do REA que se deseja criar, fazendo com que a produção de REA acabe se caracterizando como uma formação continuada.
Abstract: Through research on Open Educational Resources (OER), and the desire to develop a repository with OER produced from experiences lived in conducting stages during the Licentiate in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas, a research curiosity arose. which led to the following guiding question: Why develop a repository of Open Educational Resources in initial training? Based on this question, the general objective is to describe the process of developing an OER repository during initial training. To achieve this objective, the OER production process and the development of the website used as a repository were described. Regarding the objectives, this research is descriptive, as the process of developing the repository and the elaboration of OER was described. The data analysis approach of this research is classified as qualitative, and the methodology used was action research. The object of study was the OER. The research site was the field schools of the internships. A total of fifteen REA were produced over the conducting stages. These resources were made available in the REA Science and Biology repository. The OER produced and made available in the repository will serve as pedagogical support, having permanent educational resources and an open license, allowing free access and adaptation of resources. The theory defended is that, both for undergraduates and for active teachers, the fact of having to create their own educational content makes them research and, consequently, study more about the subjects involved in the OER theme that is desired. create, making the production of OER end up being characterized as a continuous formation.
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA)
Repositórios digitais
Formação inicial
Open Educational Resources
Initial formation
OER repository
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SANTOS, Walesca Nayane Teixeira Borges dos. Desenvolvimento de um repositório de recursos educacionais abertos durante a formação inicial. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11085
Data do documento: 4-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um repositório de recursos educacionais abertos durante a formação inicial.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.