00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemia
Autor(es): Nobre, Natália Samara
Silva, Willyara Gomes da
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: Este estudo pretende apresentar uma reflexão sob uma perspectiva vigotskiana, acerca dos aspectos afetivos e interacionais presentes no processo de adaptação à universidade pelos estudantes do curso de psicologia diante do contexto de pandemia. Foi utilizado o estudo de caso como método de pesquisa e a análise do material extraído se deu através dos Núcleos de significação que visam apreender os sentidos que constituem os conteúdos das falas. O material foi extraído a partir de quatro oficinas cujas temáticas foram adaptação à universidade, gestão do tempo, ansiedade e procrastinação. As oficinas foram realizadas através da integração do Projeto de Pesquisa Aprendizagem e sentidos na formação em psicologia da Universidade Federal de Alagoas e do Projeto de Extensão “Promoção de oficinas de integração acadêmica”. A partir do material coletado, foram extraídos os seguintes Núcleos de Significação: “Adaptação”, “Aspectos interacionais”, “Aspectos afetivos” e “Ensino remoto”. Com base nos resultados, foi possível inferir que o processo de adaptação pode ser influenciado por aspectos internos à graduação, como os métodos avaliativos, e externos, como mudança para uma nova cidade. Além disso, a relação que o discente constrói com os pares e com os docentes pode contribuir para um bom desempenho acadêmico e para a permanência no ensino superior. No mais, os resultados evidenciam que alguns calouros demonstram ansiedade diante das mudanças ocasionadas pelo ingresso na universidade, contudo, é demonstrado que o acolhimento nesse contexto favorece o processo de adaptação. Conclui-se que as oficinas foram uma ferramenta importante para o fortalecimento de vínculos no contexto atípico da pandemia e que, a partir das narrativas trazidas, foi possível compreender quais os aspectos afetivos e interacionais são comuns à vivência universitária dos (as) estudantes de graduação de psicologia, uma vez que se constituem como estudantes que partilham de uma mesma realidade social.
Palavras-chave: Adaptação
Estudantes universitários - UFAL
Pandemia - Covid-19
Análise de interação na educação
Estudantes universitários - Curso de psicologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: NOBRE, Natália Samara; SILVA, Willyara Gomes da. Os impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11082
Data do documento: 7-dez-2022
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