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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11082
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemia |
Autor(es): | Nobre, Natália Samara Silva, Willyara Gomes da |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miura, Paula Orchiucci |
Resumo: | Este estudo pretende apresentar uma reflexão sob uma perspectiva vigotskiana, acerca dos aspectos afetivos e interacionais presentes no processo de adaptação à universidade pelos estudantes do curso de psicologia diante do contexto de pandemia. Foi utilizado o estudo de caso como método de pesquisa e a análise do material extraído se deu através dos Núcleos de significação que visam apreender os sentidos que constituem os conteúdos das falas. O material foi extraído a partir de quatro oficinas cujas temáticas foram adaptação à universidade, gestão do tempo, ansiedade e procrastinação. As oficinas foram realizadas através da integração do Projeto de Pesquisa Aprendizagem e sentidos na formação em psicologia da Universidade Federal de Alagoas e do Projeto de Extensão “Promoção de oficinas de integração acadêmica”. A partir do material coletado, foram extraídos os seguintes Núcleos de Significação: “Adaptação”, “Aspectos interacionais”, “Aspectos afetivos” e “Ensino remoto”. Com base nos resultados, foi possível inferir que o processo de adaptação pode ser influenciado por aspectos internos à graduação, como os métodos avaliativos, e externos, como mudança para uma nova cidade. Além disso, a relação que o discente constrói com os pares e com os docentes pode contribuir para um bom desempenho acadêmico e para a permanência no ensino superior. No mais, os resultados evidenciam que alguns calouros demonstram ansiedade diante das mudanças ocasionadas pelo ingresso na universidade, contudo, é demonstrado que o acolhimento nesse contexto favorece o processo de adaptação. Conclui-se que as oficinas foram uma ferramenta importante para o fortalecimento de vínculos no contexto atípico da pandemia e que, a partir das narrativas trazidas, foi possível compreender quais os aspectos afetivos e interacionais são comuns à vivência universitária dos (as) estudantes de graduação de psicologia, uma vez que se constituem como estudantes que partilham de uma mesma realidade social. |
Palavras-chave: | Adaptação Estudantes universitários - UFAL Pandemia - Covid-19 Análise de interação na educação Estudantes universitários - Curso de psicologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia - Bacharelado |
Citação: | NOBRE, Natália Samara; SILVA, Willyara Gomes da. Os impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11082 |
Data do documento: | 7-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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Os impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemia.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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