00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Adélia Augusta Souto de-
dc.creatorCanuto, Manuella Lira-
dc.date.accessioned2023-04-26T20:43:07Z-
dc.date.available2024-03-23-
dc.date.available2023-04-26T20:43:07Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.identifier.citationCANUTO, Manuella Lira. O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRoda de Históriapt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectHistory wheelpt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectAquisição de linguagem - Fatores etáriospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe role of mediation in promoting argumentative situations in childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoFocaliza-se aqui o papel da mediação em situações argumentativas com as crianças dentro de uma roda de leitura em uma turma do maternal de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió/AL. O conceito de argumentação é uma atividade discursiva dotada de propriedades semiótico-dialógicas específicas dentre as quais se destaca a necessidade de justificar um ponto de vista e responder a posições alternativas. O presente estudo é caracterizado enquanto pesquisa-intervenção feita em uma turma do maternal – com faixa etária de 3 a 5 anos – na qual a estratégia metodológica aplicada foi a leitura interrompida – que consistia em parar o encadeamento do enredo para que a contadora da história pudesse realizar perguntas inferenciais. Por meio da análise quantitativa e discussão qualitativa dos dados dos episódios argumentativos, sugere-se que a metodologia empregada na leitura de livros seria eficaz na promoção da argumentação. Concluímos que para efetividade da intervenção foi preciso formar vínculo entre colaboradoras e crianças, apropriação das metodologias e das estratégias utilizadas na promoção da argumentação pelas mediadoras.pt_BR
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