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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Angelina Nunes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061413632710947 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Adélia Augusta Souto de | - |
dc.creator | Canuto, Manuella Lira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T20:43:07Z | - |
dc.date.available | 2024-03-23 | - |
dc.date.available | 2023-04-26T20:43:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.identifier.citation | CANUTO, Manuella Lira. O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11063 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Roda de História | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Argumentation | pt_BR |
dc.subject | Childhood education | pt_BR |
dc.subject | History wheel | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem - Fatores etários | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O papel da mediação na promoção de situações argumentativas na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of mediation in promoting argumentative situations in childhood education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Focaliza-se aqui o papel da mediação em situações argumentativas com as crianças dentro de uma roda de leitura em uma turma do maternal de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió/AL. O conceito de argumentação é uma atividade discursiva dotada de propriedades semiótico-dialógicas específicas dentre as quais se destaca a necessidade de justificar um ponto de vista e responder a posições alternativas. O presente estudo é caracterizado enquanto pesquisa-intervenção feita em uma turma do maternal – com faixa etária de 3 a 5 anos – na qual a estratégia metodológica aplicada foi a leitura interrompida – que consistia em parar o encadeamento do enredo para que a contadora da história pudesse realizar perguntas inferenciais. Por meio da análise quantitativa e discussão qualitativa dos dados dos episódios argumentativos, sugere-se que a metodologia empregada na leitura de livros seria eficaz na promoção da argumentação. Concluímos que para efetividade da intervenção foi preciso formar vínculo entre colaboradoras e crianças, apropriação das metodologias e das estratégias utilizadas na promoção da argumentação pelas mediadoras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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