00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Miúra, Paula Orchiucci-
dc.creatorLacerda, Bruna Mylena Medeiros-
dc.creatorBarbosa, Lorena de Melo-
dc.date.accessioned2023-04-26T20:29:20Z-
dc.date.available2024-03-23-
dc.date.available2023-04-26T20:29:20Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationLACERDA, Bruna Mylena Medeiros; BARBOSA, Lorena de Melo. Argumentação no berçário: uma proposta de intervenção. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11061-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.subjectAquisição de linguagem - Fatores etáriospt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleArgumentação no berçário: uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca contribuir para a formação dos educadores na educação infantil, ao discutir e apresentar possibilidades estratégicas para promover a argumentação numa turma do berçário, em um CMEI de Maceió. Parte-se de uma concepção da argumentação como um recurso discursivo ligado à negociação de perspectivas distintas e pontos de vista alternativos. A argumentação está relacionada ao processo de aquisição da linguagem e ao desenvolvimento cognitivo, especialmente o pensamento reflexivo. Por isso, defende-se sua inclusão enquanto objetivo intencional na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, realizada com crianças entre 06 e 18 meses numa turma do berçário. Para promover situações ligadas à argumentação, propõe-se o uso de brinquedos de encaixe. Conclui-se que o uso dos brinquedos de encaixe, a mediação do adulto e a interação entre pares são elementos que podem contribuir para a emergência de situações ligadas à argumentação.pt_BR
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