Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11046| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história: o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América | 
| Autor(es): | Silva, Renato Alves da | 
| Primeiro Orientador: | Martins, Ana Claudia Aymoré | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Palamartchuk, Ana Paula | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Bezerra, Antonio Alves | 
| Resumo: | Este estudo trata do tema da utilização de histórias em quadrinhos no ensino de História e seu objetivo é analisar a aplicação desses recursos didáticos para enriquecer a atuação didático-pedagógica dos professores de História. Para alcançar esse objetivo trata das histórias em quadrinhos, com foco nos exemplares do Capitão América, aprendizagem, de sua utilização em sala de aula e da sua aplicação à prática docente de História. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e tomando como base, principalmente considerações formuladas pelos autores Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro e Ângela Rama, conclui-se que as histórias em quadrinhos são poderosos recursos didáticos, melhorando na compreensão dos conteúdos, na memorização de fatos, épocas, figuras e datas, motivando a aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e favorecendo aprendizagens significativas em sala de aula. | 
| Abstract: | Este estudio aborda el tema del uso de la historieta en la enseñanza de la Historia y tiene como objetivo analizar la aplicación de estos recursos didácticos para enriquecer la actuación didáctico-pedagógica de los profesores de Historia. Para lograr este objetivo se trata de los cómics, centrándose en el Capitán América, el aprendizaje, su uso en el aula y su aplicación a la práctica docente de la Historia. A través de una investigación bibliográfica cualitativa, exploratoria y basada principalmente en consideraciones formuladas por los autores Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro y Ângela Rama, se concluye que las historietas son poderosos recursos didácticos, mejorando la comprensión de los contenidos, en la memorización de hechos, tiempos, cifras y fechas, motivando el aprendizaje, despertando el interés de los alumnos y favoreciendo el aprendizaje significativo en el aula. | 
| Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Ensino de história Recurso didático Capitão América Historietas Enseñando Capitán América | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura | 
| Citação: | SILVA, Renato Alves da. A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história: o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11046 | 
| Data do documento: | 15-jul-2022 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

