00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Palamartchuk, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188767660805614pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.referee2Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.referee3Veras, Elias Ferreira-
dc.creatorSantos, Milena Correia dos-
dc.date.accessioned2023-04-24T18:31:40Z-
dc.date.available2023-04-04-
dc.date.available2023-04-24T18:31:40Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Milena Correia dos. A personagem mulata em Gabriela, Cravo e Canela: teorias da mestiçagem e da democracia racial na literatura amadiana. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11030-
dc.description.abstractThe present research intends to analyze the social and political spot that is assigned for the black woman, in the Gabriela, Cravo e Canela novel by Jorge Amado, released in 1958. From the comprehension of fictional production is also a historical record, this research tries to do a systematic reading of this novel. Seek to investigate which are the performance molds attributed to the central character, as well as list how such definitions that underlie the protagonist are linked to the idea of miscegenation. Through studies of Antonio Candido, where literature is debated as a social instrumentalization in which a partial view of those who write it is foreseen, and that, therefore, is expressed in the political and social trajectory of the writer Jorge Amado. The novel was resumed in order to systematize, through this reading, the relations and relevant reflections that could contribute to the understanding of historical process of construction of an image of the black woman in fiction, but that is organized by the theories in vogue in the period of miscegenation and racial democracy. Therefore, the study aims to discuss the way in which the black woman was represented in the literary spectrum amadiano, seeking to understand how the discourse of miscegenation reaches this historical agent. In this way, as indicates Abdias do Nascimento, literature, as well as other instruments of discourse, is hegemonically "at the service" of the dominant class, soon they are the ones who have narrative control, producing and reproducing images that reinforce the social imaginary of black women. Here, in Gabriela, cravo e Canela, theories of miscegenation and racial democracy are presented as a vestige of the project devised by the elites for the black population in the post-abolition period, diluting the power of the black presence in the national narrative.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectJorge Amado - Mulheres negraspt_BR
dc.subjectMestiçagempt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectLiteratura Amadianapt_BR
dc.subjectMiscegenationpt_BR
dc.subjectMulheres negras na literaturapt_BR
dc.subjectBlack Womanpt_BR
dc.subjectAmado, Jorge,1912-2001pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA personagem mulata em Gabriela, Cravo e Canela: teorias da mestiçagem e da democracia racial na literatura amadianapt_BR
dc.title.alternativeThe mulato character in Gabriela, Cravo e Canela: theories of miscegenation and racial democracy in amadian literaturept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar o lugar social e político que é atribuído às mulheres negras no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, publicado em 1958. A partir da compreensão de que a produção ficcional é também um registro histórico, essa pesquisa tenta fazer uma leitura sistemática do romance. Busca-se investigar quais são os moldes performáticos atribuídos à personagem central, assim como também elencar como tais definições que perpassam a protagonista estão ligadas à ideia de mestiçagem. Por meio dos estudos de Antonio Candido, debate-se a literatura como instrumentalização social na qual está previsto um olhar parcial de quem o escreve e que, portanto, expressa-se na trajetória política e social do escritor Jorge Amado. Retomou-se o romance no intuito de sistematizar, por meio dessa leitura, as relações e reflexões pertinentes que pudessem contribuir para o entendimento do processo histórico de construção de uma imagem das mulheres negras na ficção, mas que se organiza pelas teorias em voga no período da mestiçagem e da democracia racial. Portanto, o trabalho se propõe a discutir a maneira pela qual as mulheres negras foram representadas nessa produção literária amadiana, buscando, assim, entender como o discurso da mestiçagem atinge esse agente histórico. Deste modo, como indica Abdias Nascimento, a literatura, assim como outros instrumentos de discursos, está hegemonicamente “a serviço” da classe dominante, logo são eles que detêm o controle narrativo, produzindo e reproduzindo imagens que reforçam o imaginário social das mulheres negras. Aqui, em Gabriela, Cravo e Canela, e da democracia racial se apresentam como um vestígio do projeto arquitetado pelas elites para a população negra no pós-abolição, diluindo a potência da presença negra na narrativa nacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.