00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Silva, José Vicente Medeiros da-
dc.creatorOliveira, Emerson Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806982877986213pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T21:54:56Z-
dc.date.available2024-04-08-
dc.date.available2023-04-11T21:54:56Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emerson Silva de. Theodor Adorno e emancipação: uma crítica educativa-filosófica ao modelo do novo ensino médio brasileiro. 2024. 74 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10930-
dc.description.abstractBrazil has gone through several moments of social tension in recent years. This has led Brazilian society to promote some changes, in different segments of its organization, although we recognize that they are not always changes for the better. In this scenario, in 2016, the federal government promoted, through a provisional measure, later transformed into law, a set of changes in the area of education. Based on Theodor Adorno's ideas, this dissertation will seek to assess this movement, through a qualitative documental research and a natural literature review, in order to detect whether these changes promoted by the new legislation are able to combat the proposed problems, as well as if it managed to promote an improvement in the SAEB and IDEB indexes. After all, what we intend is to verify whether the latest reform of Brazilian basic education, especially in secondary education, lends itself to the role of emancipating its students, or if, on the contrary, it will be the reinforcement of yet another instrument aimed at the crystallization of a process of semi-formation of our young people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.subjectBrasil. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017pt_BR
dc.subjectFormação e semiformaçãopt_BR
dc.subjectEmancipação (Filosofia)pt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectSemi-formationpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectThedor Adornopt_BR
dc.subjectEnlightenmentpt_BR
dc.subjectLaw 13,415/2017pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTheodor Adorno e emancipação: uma crítica educativa-filosófica ao modelo do novo ensino médio brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTheodor Adornment and emancipation: An educational-philosophical critique of the model of the new Brazilian high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO Brasil tem passado nos últimos anos por diversos momentos de tensão social. Isto tem levado a sociedade brasileira a promover algumas mudanças, em segmentos diversos de sua organização, embora reconheçamos que nem sempre são modificações para o seu melhor. Nesse cenário, em 2016, o governo federal promoveu, por meio de medida provisória, posteriormente transformada em lei, um conjunto de mudanças na área de educação. Fundamentada nas ideias de Theodor Adorno, esta dissertação faz uma avaliação desse movimento, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e uma natural revisão de literatura, a fim de detectarmos se essas mudanças promovidas pela nova legislação são capazes de combater os problemas a que se propusera, bem como se conseguiu promover o melhoramento nos índices do SAEB e IDEB. Afinal, o que verificamos foi se a última reforma da educação básica brasileira, em especial no Ensino Médio, se presta ao papel de emancipar os seus alunos, ou se, pelo contrário, será o reforço de mais um instrumento que visa a cristalização de um processo de semiformação dos estudantes brasileiros.pt_BR
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