00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10928
Tipo: Tese
Título: O que dizem sobre as diferenças as pesquisas com crianças nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil?
Título(s) alternativo(s): ¿Qué dicen las investigaciones con niños en Programas de Posgrado en Educación en Brasil sobre las diferencias?
Autor(es): Silva, Anna Líssia da
Primeiro Orientador: Lenira, Haddad
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cleriston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Salles, Conceição Gislane Nóbrega Lima de
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigues, Tatiane Cosentino
metadata.dc.contributor.referee5: Kohan, Walter Omar
Resumo: Esta é uma pesquisa de doutorado que se inscreve na intersecção entre duas discussões que se relacionam com a construção cultural das diferenças: a infância e a educação. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado da arte, que teve como objetivo mapear os saberes que têm sido produzidos no âmbito das pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) no Brasil no campo das diferenças na Educação Infantil, especialmente as pesquisas com crianças. O levantamento foi realizado nos repositórios dos PPGEs e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram localizadas 323 pesquisas, teses e dissertações que foram defendidas no período de 1983 a 2020. Em 22 pesquisas, autores ou autoras denominaram o estudo como uma pesquisa com crianças, no entanto, em apenas 14 as crianças apareceram como interlocutoras exclusivas, dessa forma essas foram selecionadas para a análise. Dentre os estudos identificados, foram analisados apenas os que se propuseram a realizar pesquisas com crianças, e que evidenciavam a relação das crianças com as diferenças nos contextos da Educação Infantil, tendo-as como informantes competentes sobre as próprias vivências e construções culturais. Os trabalhos levantados foram classificados quanto a categorias, sujeitos ou fonte de dados. Para a classificação das pesquisas foram consultados resumo e capítulo da metodologia. As pesquisas com crianças foram lidas na íntegra, e a análise foi realizada a partir de contribuições de Michel Foucault sobre as relações saber-poder na produção do discurso científico. No levantamento foi observado um crescimento constante de pesquisa sobre as diferenças na Educação Infantil, também um aumento de trabalhos que na geração de dados tiveram as crianças como sujeitos. Essas pesquisas abrangem uma diversidade de temas e problemas, e, contribuem para se pensar em relações outras entre educação e diferença. Os trabalhos propostos como pesquisas com crianças apontam as brincadeiras e os brinquedos como elementos da cultura infantil e como parte de um contexto privilegiado para a geração de dados. Também sinalizam a potência do pensamento infantil das crianças e das pesquisas com elas. Demonstram que as diferenças brincam na Educação Infantil, e que o campo das diferenças tem muito o que aprender com esse brincar.
Abstract: Esta es una investigación doctoral que forma parte de la intersección entre dos discusiones que se relacionan con la construcción cultural de las diferencias: infancia y educación. Se trata de una investigación de estado del arte, que tuvo como objetivo mapear el conocimiento producido en el ámbito de investigación de los Programas de Posgrado en Educación (PPGEs) de Brasil en el campo de las diferencias en la Educación Infantil, especialmente la investigación con niños. La encuesta se realizó en los repositorios del PPGE y en el catálogo de tesis y disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes). Se encontraron 323 investigaciones, estas tesis y disertaciones fueron defendidas en el período de 1983 a 2020. En 22 investigaciones, los autores o autoras denominaron el estudio como una investigación con niños, sin embargo, en solo 14 los niños aparecieron como interlocutores exclusivos, de esta manera fueron seleccionados para el análisis. Así, entre los estudios identificados, solo se analizaron aquellos que propusieron realizar investigaciones con niños, y que muestran la relación de los niños con las diferencias en los contextos de Educación Infantil, teniéndolos como informantes competentes sobre sus propias vivencias y construcciones culturales. Las obras encuestadas se clasificaron según categorías, temas o fuentes de datos. Para clasificar los estudios se consultó el resumen y el capítulo de la metodología. La investigación con niños fue leída íntegramente y el análisis se basó en los aportes de Michel Foucault sobre las relaciones saber-poder en la producción del discurso científico. A partir de la encuesta, se observó un crecimiento constante de investigaciones sobre diferencias en Educación Infantil, así como un aumento de trabajos que utilizaron a los niños como sujetos al momento de generar datos. Estas encuestas cubren una variedad de temas y problemas, y contribuyen a pensar otras relaciones entre educación y diferencia. Los trabajos propuestos como investigación con niños apuntan a los juegos y juguetes como elementos de la cultura infantil y como parte de un contexto privilegiado para la generación de datos. También señalan el poder del pensamiento y la investigación de los niños con ellos. Demuestran que el juego de las diferencias en Educación Infantil, y que el campo de las diferencias tiene mucho que aprender de este juego.
Palavras-chave: Crianças - Pesquisa - Brasil
Educação Infantil
Estado da Arte
Investigación con Niños
Diferencias
Educación Infantil
Estado del Arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Anna Líssia da. O que dizem sobre as diferenças as pesquisas com crianças nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil?. 2023. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10928
Data do documento: 30-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.