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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10920
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise do estágio supervisionado em odontologia sob a percepção dos discentes nos cenários de prática |
Autor(es): | Alves, Milane Costa |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Mércia Lamenha |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Coelho, Jorge Arthur Peçanha de Miranda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Lenilda Austrilino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bernardo, Thaís Honório Lins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Inojosa, Inês de Fátima de Azevedo |
Resumo: | Os estágios curriculares supervisionados conhecidos na Odontologia como estágios extramuro surgiram para preencher essa lacuna de transição entre ensino e trabalho. As Diretrizes Curriculares Nacionais trouxeram, dentre suas recomendações, a ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem, incluindo os cenários de atividades práticas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado da Faculdade de Odontologia em seus diversos cenários de prática, realizados fora dos muros da IES. Estudo de natureza quantitativa e qualitativa utilizou um instrumento estruturado em escalas, de avaliação, foram adaptadas na forma semântica para os estudantes que concluíram o estágio supervisionado em Odontologia. As escalas denominadas: Estratégias de Aplicação do Aprendido (EEAA), Estratégia de Aprendizagem (EEA) e de Reação ao Curso (ERC), a partir de estatística descritivas para cada escala; e uma questão aberta, motivadora, para o discente tecer algum comentário que considerasse essencial para melhoria do estágio. Foram realizadas estatísticas descritivas em cada escala, calculada a frequência por item e fator, utilizando o programa SPSS21. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética, CAAE 26053319.8.0000.5013. Os resultados foram apresentados em forma de gráficos e tabelas. Demonstraram ganhos de formação em relação ao estágio, diante das potencialidades existentes, aquisição de conhecimentos, habilidades e aplicação do aprendido. Houve preocupação dos discentes em não cometer erros, buscar auxílio e demonstrar o aprendizado aos interessados. Algumas limitações foram a falta de comunicação por parte da Universidade, fragilidade no diálogo e na troca de informações entre preceptores e discentes, dificuldades relacionadas à infraestrutura, locomoção. Desinteresse pelos discentes por alguns recursos didáticos para favorecer o processo ensinoaprendizagem. As análises revelaram a necessidade de um novo olhar sobre esse momento de transição entre ensino e trabalho, com ações planejadas e com o envolvimento de todos. A Universidade precisa planejar o suporte aos estágios supervisionados, apoio transporte, aos equipamentos, na formação dos preceptores, comunicação com os serviços de saúde, apoiar a coordenação do curso e supervisores de estágio, compromissos que contribuirão para o êxito na formação em Odontologia com um perfil profissional generalista, humanista, crítico reflexivo e capaz de atuação de forma integral. |
Abstract: | Supervised curricular internships known in dentistry as extramural internships have emerged to fill this transition gap between teaching and work. The National Curriculum Guidelines brought among its recommendations the expansion of teaching-learning spaces based on practice scenarios. This research aimed to analyse the teaching-learning process in the extramural supervised internship at the Faculty of Dentistry in its various practice scenarios of the Higher Education Institution. This quantitative and qualitative study used a closed and structured questionnaire on evaluation scales adapted in a semantic way for students who completed the supervised internship in Dentistry after approval by the research ethics committee. The scales were called: Learned Application Strategies (LEA), Learning Strategy (LS) and Course Reaction (CR), which generated 80 graphs based on descriptive statistics for each scale; an open motivating question for the student to make any comments that he/she considered essential to improve the internship. Descriptive statistics were performed on each scale, the frequency was calculated by item and factor using the SPSS21 program. The results presented in the form of graphs and tables showed gains in training in relation to the internship given the existing potential, knowledge acquisition, skills and application of what was learned. There was concern by the students not to make mistakes, to seek help and to demonstrate what was learned to those interested. Some limitations were exposed, such as the lack of communication on the part of the University, the absence of dialogue and exchange of information with preceptors, difficulties related to infrastructure, locomotion as well as lack of interest in some didactic resources to favour the teaching-learning process. After analysing the whole process the need for new strategies at this moment of transition between teaching and work with planned actions and with the involvement of all was verified. The University needs to plan support for supervised internships, support for transport, equipment, training of preceptors, communication with health services, supporting the coordination of the course and supervising internships, commitments that will contribute to the success of training in Dentistry with a general professional profile, humanist, reflective critic and capable of acting integrally. |
Palavras-chave: | Estágio clínico Educação em odontologia Sistema Único de Saúde (Brasil) Clinical internship Dentistry education Health Unic System |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | ALVES, Milane Costa. Análise do estágio supervisionado em odontologia sob a percepção dos discentes nos cenários de prática. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10920 |
Data do documento: | 26-mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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