00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Austrilino, Lenilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Francisco José Soares-
dc.contributor.referee2Melo, Ana Maria Cavalcante-
dc.creatorCosta, Jeannette Barros Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164682986047971pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T22:05:47Z-
dc.date.available2024-03-27-
dc.date.available2023-04-05T22:05:47Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Jeannette Barros Ribeiro. Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em pediatria de um hospital universitário público. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10898-
dc.description.abstractMedical Residency is a form of in-service training based on supervised patient care. The teaching-learning process at the Medical Residency is complex and dynamic. It demands that the resident deepen and expand the meanings elaborated through his participation, while requiring the preceptor to permanently exercise reflective work, in addition to availability for monitoring, conducting research and care practices. This study aims to contribute to a reflection on the teaching methodologies used in the Medical Residency Program. It aimed to analyze the perception of resident physicians about the teaching-learning process related to the Pediatric Medical Residency Program of a University Hospital in Northeast Brazil. This is a qualitative research that used semi-structured interviews for data collection and included the participation of twelve residents of the Pediatric Medical Residency Program. The data were worked through content analysis. The results led to the identification of strengths and weaknesses of the medical residency program in Pediatrics. Such results enabled the construction of an action plan for the training of the preceptors of the Residence in question. First, strategic planning was carried out by elaborating a SWOT matrix and then an action plan for training preceptors, which involved holding a workshop to present the teaching strategy called One Minute Preceptor. As a product of this research, a technical-scientific report was prepared containing the entire constructive process about the teaching methodology used, and a technical manual to facilitate the realization of new workshops. Both will be presented to the coordination of the Medical Residence of Pediatrics to encourage the discussion on training in teaching for preceptors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.subjectEducação médica – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectMedical residencypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titlePercepções de médicos residentes sobre o programa de residência em pediatria de um hospital universitário públicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Residência Médica é uma forma de treinamento em serviço a partir do atendimento supervisionado ao paciente. O processo de ensino-aprendizagem na Residência Médica é complexo e dinâmico. Demanda que o residente aprofunde e amplie os significados elaborados mediante sua participação, enquanto requer do preceptor o exercício permanente do trabalho reflexivo, além de disponibilidade para o acompanhamento, realização de pesquisas e práticas do cuidado. O presente estudo pretende contribuir para uma reflexão acerca das metodologias de ensino utilizadas no Programa de Residência Médica. Teve como objetivo analisar a percepção de médicos Residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem relacionado ao Programa de Residência Médica de Pediatria de um Hospital Universitário do Nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e contou com a participação de doze residentes do Programa de Residência Médica de Pediatria. Os dados foram trabalhados através da análise de conteúdo.Os resultados levaram a identificação de pontos fortes e frágeis do programa de residência médica em Pediatria. Tais resultados viabilizaram a construção de um plano de ação para a capacitação dos preceptores da Residência em questão.Inicialmente foi realizado o planejamento estratégico com a elaboração de uma matriz SWOT fundamentando um plano de ação para capacitação dos preceptores, resultando na realização de uma oficina para apresentação da estratégia de ensino chamada Preceptoria Minuto. Como produto desta pesquisa foi elaborado um relatório técnico-científico contendo todo o processo construtivo acerca da metodologia de ensino utilizada e um manual técnico para facilitar a realização de novas oficinas. Ambos serão apresentados à coordenação da Residência Médica de Pediatria para fomentar a discussão sobre capacitação em ensino para os preceptores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.