00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Tipo: Dissertação
Título: Introdução à lógica matemática com aplicações na educação básica
Título(s) alternativo(s): Introduction to mathematical logic with applications in basic education
Autor(es): Almeida, Lindberg Barbosa Lira de
Primeiro Orientador: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Arlyson Alves do
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Ediel Azevedo
Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução à Lógica utilizada no desenvolvimento das Teorias Axiomáticas associadas ao Currículo de Matemática da Educação Básica segundo a Base Nacional Comum Curricular. É dada ênfase à discussão a respeito dos Métodos de Demonstração mais utilizados para a justificativa dos principais resultados matemáticos apresentados neste nível. Destaca, entre outros, os Métodos de Demonstração por Prova Direta, Redução ao Absurdo e Indução Matemática sendo que, diferentemente de grande parte da literatura, apresenta toda a relação desses métodos com a Lógica, seus princípios, operações e regras de inferência pré-requisitos fundamentais a justificativa do uso dos mesmos. Em particular, faz uma discussão mais abrangente do Método de Indução Matemática associando-o tanto ao Princípio ou Axioma de Indução quanto ao Teorema de Indução, demonstrando-o e apresentando suas diversas aplicações, seja na definição rigorosa de objetos matemáticos ou como poderoso instrumento para demonstrar os mais variados resultados envolvendo números naturais na educação básica. Além disso, traz exemplos de Teorias Axiomáticas desenvolvidas neste nível e enuncia diversos Teoremas fazendo suas respectivas demonstrações utilizando um ou mais dos métodos de demonstração apresentados incluindo a demonstração na notação padrão de argumento, explicitando assim sua relação direta com a lógica e sua álgebra. O trabalho pode ser utilizado como um material de apoio para o docente da educação básica ou graduando do Curso de Licenciatura em Matemática que deseje aprofundar-se no que diz respeito as Técnicas de Demonstração de Teoremas e toda Lógica por trás destes processos.
Abstract: This work aims to present an introduction to the Logic used in the development of the Axiomatic Theories associated with the Basic Education Mathematics Curriculum according to the Common National Curriculum Basis. Emphasis is given to the discussion of the most used demonstration methods to justify the main mathematical results presented at this level. It highlights, among others, the Methods of Demonstration by Direct Proof, Reduction to Absurdity and Mathematical Induction, which, unlike most of the literature, presents the entire relationship of these methods with Logic, its principles, operations and inference rules prerequisites justification for their use is fundamental. In particular, it makes a more comprehensive discussion of the Mathematical Induction Method associating it both to the Principle or Axiom of Induction and to the Induction Theorem, demonstrating it and presenting its various applications whether in the rigorous definition of mathematical objects or as a powerful instrument to demonstrate the most varied results involving natural numbers in basic education. In addition, it brings examples of Axiomatic Theories developed at this level and enunciates several Theorems making their respective demonstrations using one or more of the demonstration methods presented including the demonstration in standard argument notation,thus explaining its direct relationship with logic and its algebra. The work can be used as a support material for the teacher of basic education or graduating from a Mathematics Degree Course who wishes to go deeper in what concerns the Techniques of Demonstration of Theorems and all the Logic behind these processes.
Palavras-chave: Lógica matemática
Teoria axiomática
Educação básica
Logic
Axiomatic Theories
Demonstration Methods
Basic Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: ALMEIDA, Lindberg Barbosa Lira de. Introdução à lógica matemática com aplicações na educação básica. 2023. 140, 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10859
Data do documento: 18-mar-2021
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