00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee1Costa, Alex Emanuel Barros-
dc.contributor.referee2Silva, Lidiane Maria Omena da-
dc.creatorNunes, Nelson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2468885897526284pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T19:41:05Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-04-04T19:41:05Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationNUNES, Nelson da Silva. Um jogo de tabuleiro: uma proposta de uma aula diversificada para o ensino de física. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10854-
dc.description.abstractThis paper proposes the elaboration of an educational board game, involving some basic physics themes, such as electromagnetism, wave, thermodynamics, mechanics, history of physics and astronomy. The contents that were addressed refer to a basic scientific knowledge of each area of physics that the student experiences since their contact with science at the Elementary School, where he studies the name of the planets that make up the solar system, to more advanced and detailed topics when he reaches High School. The game was designed with the purpose of reaching students from 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school. This material aims to reinforce the relationship between the student and physics, pleasantly motivating an advance in their cognitive aspect of learning and breaking some common-sense paradigms. All the rules of the game were inspired by traditional entertainment games, which young people are very fond of, such as ludo, uno, cards, monopoly, among others that were used as inspiration for the elaboration of the model and the rules. This educational product leads us to an analysis of the applicability of the game, in order to investigate whether it is profitable to use it in schools as a support material for a diversified physics class. The application was carried out in five schools,two public and therr private elementary and high schools in the city of Maceió and Flexeiras. In addition, in this paper, we seek to analyze the use of this type of tool as a facilitator in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectBoard Gamept_BR
dc.subjectPhysics Subjectspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUm jogo de tabuleiro: uma proposta de uma aula diversificada para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeA board game: a diversified classroom proposal forphysicsteachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho se propõe a elaboração de um jogo de tabuleiro educacional, envolvendo alguns temas de física básica, como eletromagnetismo, ondulatória, termodinâmica, mecânica, história da física e astronomia. Os conteúdos que foram abordados remetem a um conhecimento básico científico de cada área da Física que o aluno vivencia desde seu contato com a ciência em nível fundamental, onde ele estuda o nome dos planetas que compõem o sistema solar, a tópicos mais avançados e detalhados quando ele alcança o Ensino Médio. O jogo foi pensado com o intuito de atingir alunos desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o 3 º ano do Ensino Médio. Esse material tem como objetivo estreitar as relações entre o aluno e a Física, motivando de forma agradável a um avanço do seu aspecto cognitivo de aprendizagem e quebrando alguns paradigmas de senso comum. Todas as regras do jogo foram inspiradas em jogos tradicionais de entretenimento, os quais os jovens têm muito apreço, tais como ludo, uno, baralho, banco imobiliário dentre outros que serviram de inspiração para a elaboração do modelo e das regras. O presente produto educacional nos remete a uma análise da aplicabilidade do jogo, visando investigar se é vantajoso seu uso nas escolas como um material de apoio para uma aula diversificada da disciplina de física. A aplicação foi realizada em cinco escolas duas públicas e três particulares de Ensino Fundamental é Médio, na cidade de Maceió e Flexeiras. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um jogo de tabuleiro - uma proposta de uma aula diversificada para o ensino de física.pdf3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.