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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10846
Tipo: | Dissertação |
Título: | Itinerários formativos na residência multiprofissional em saúde da família: educação e colaboração interprofissional |
Autor(es): | Andrade, Bryan Silva |
Primeiro Orientador: | Vilela, Rosana Quintella Brandão |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Riscado, Jorge Luís de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Cristina Camelo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Mara Cristina |
Resumo: | Este estudo parte da discussão acerca da formação de profissionais de saúde no contexto da Residência Multiprofissional. Visa contribuir com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Estado de Alagoas, investigando os itinerários formativos para colaboração e integração interprofissional. Parte do pressuposto que a experiência de trabalho em equipes no contexto da Residência Multiprofissional em Saúde possibilita a vivência de novas fronteiras da integralidade no SUS, mediante o processo de colaboração e integração interprofissional. Tem como objetivo analisar a colaboração e integração interprofissional em um programa de residência multiprofissional em Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em um estudo transversal e exploratório dirigidos de acordo com as diretrizes éticas preconizadas pelo Conselho Nacional em Saúde. Foram realizadas entrevistas individuais e semiestruturadas, a partir de um roteiro de entrevista com perguntas sobre o processo de trabalho em equipe interprofissional no decorrer da experiência do primeiro ano de residência, mantendo a atenção em situações vividas como experiências novas, inesperadas e/ou conflituosa no processo de integração e colaboração entre os residentes. Para análise dos dados as narrativas dos residentes foram organizadas em duas categorias temáticas que expressaram os processos de aprendizagem para colaboração e integração interprofissional, a saber: Do desamparo à cooperação e Da colaboração e integração interprofissional. Foi identificado que o contexto do trabalho em equipe oportunizou aos residentes experiências interpessoais de convergências e divergências que os provocaram a buscar soluções em seus recursos pessoais, oportunizando a reflexão acerca da prática da interprofissionalidade. Consideramos que houve aprendizagem significativa entre os residentes em relação a colaboração e integração interprofissional no que se refere aos aspectos da formação, comunicação, resolução de conflitos, liderança e desenvolvimento pessoal. Para responder aos resultados da pesquisa foi realizada uma atividade de capacitação para os residentes ingressantes no ano de 2021. Seu objetivo foi promover experiências de autoconhecimento através do sistema tipológico de personalidade conhecido como Eneagrama. Com o seminário visamos fortalecer a interprofissionalidade sensibilizando os residentes para as relações interpessoais a partir do autoconhecimento. |
Abstract: | This study starts from the discussion about the training of health professionals in the context of Multiprofessional Residence. It aims to contribute to the strengthening of the Unified Health System in the State of Alagoas, investigating training itineraries for collaboration and interprofessional integration. It assumes that the experience of working in teams in the context of Multiprofessional Residency in Health enables the experience of new frontiers of integrality in the SUS, through the process of collaboration and interprofessional integration. It aims to analyze the collaboration and interprofessional integration in a multiprofessional residency program in Family Health. This is a qualitative research in a cross-sectional and exploratory study conducted in accordance with the ethical guidelines recommended by the National Health Council. Individual and semi-structured interviews were conducted, based on an interview script with questions about the teamwork process interprofessional during the experience of the first year of residency, paying attention to situations experienced as new, unexpected and/or conflicting experiences in the process of integration and collaboration among residents. For data analysis, the residents' narratives were organized into two thematic categories that expressed the learning processes for collaboration and interprofessional integration, namely: From helplessness to cooperation and From collaboration and interprofessional integration. It was identified that the context of teamwork provided residents with interpersonal experiences of convergences and divergences that provoked them to seek solutions in their personal resources, providing opportunities for reflection on the practice of interprofessionalism. We believe that there was significant learning among residents in relation to collaboration and interprofessional integration with regard to aspects of training, communication, conflict resolution, leadership and personal development. To respond to the survey results, a training activity was carried out for incoming residents in the year 2021. Its objective was to promote self-knowledge experiences through the typological personality system known as the Enneagram. With the workshop, we aim to strengthen interprofessionalism by making residents aware of interpersonal relationships based on self-knowledge. |
Palavras-chave: | Internato e residência Residência médica Educação interprofissional Equipe multiprofissional Saúde da família Internship and residency Interprofessional education Multiprofessional team |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | ANDRADE, Bryan Silva. Itinerários formativos na residência multiprofissional em saúde da família: educação e colaboração interprofissional. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10846 |
Data do documento: | 31-mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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