00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10844
Tipo: Dissertação
Título: Integração ensino e serviço de saúde: qual a contribuição do estágio curricular da graduação de enfermagem na qualificação da assistência?
Título(s) alternativo(s): Integration teaching and health service: what is the contribution of the curricular internship of nursing undergraduate to the qualification of care?
Autor(es): Pereira, Valéria Antônia
Primeiro Orientador: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austriino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Daniel Lira da
Resumo: A necessidade de formar profissionais voltados às exigências do SUS emergiu nos cursos superiores, voltados para a formação do enfermeiro. Nessa perspectiva, após a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação e Cultura, o estágio curricular supervisionado assumiu papel fundamental no processo de formação na educação superior. A articulação ensino-serviço-comunidade apresenta-se como importante estratégia para a efetiva integração entre teoria e prática, devendo, também, se colocar a serviço da reflexão da realidade, possibilitando ao aluno elaborar críticas e buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados. O Estágio Curricular Supervisionado deve ser um espaço onde as oportunidades vivenciadas devem ser para o aluno não só um momento de aprendizado e da compreensão do universo profissional, e sim uma contribuição na promoção efetiva e qualificada da saúde do paciente assistido. O presente Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde é composto por uma pesquisa e um produto de intervenção sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros do setor de emergência quanto à contribuição do estágio supervisionado como qualificador da assistência. Estudo de abordagem qualitativa, descritiva, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, com dez enfermeiros da emergência de um hospital geral público no nordeste brasileiro. O questionário abordou questões como: a contribuição do aluno para o cuidado do paciente, o papel do enfermeiro da emergência para a formação do estagiário, a estruturação das atividades do estágio e sugestões de organização do mesmo. Os dados produzidos foram tratados, conforme a análise de conteúdo na modalidade temática, de acordo com Bardin (2011) e Malheiros (2011). Como resultados, emergiram as categorias: Contribuição do estágio curricular supervisionado na atenção ao paciente; Contribuição do estágio curricular supervisionado para o processo formativo do aluno e o enfermeiro da área vermelha, e O desafio da integração ensino e serviço de saúde na qualificação do cuidado. Ficaram evidentes falhas na condução, tanto do planejamento como da execução do estágio curricular supervisionado, por desarticulação do ensino e serviço de saúde, assim como a falta de adoção de uma metodologia de indicadores que possibilitem avaliar o estágio curricular supervisionado. A contribuição do estágio curricular supervisionado, surge de fato, tanto no processo formativo do aluno como na atualização do profissional do serviço. Porém, a contribuição na promoção à saúde do paciente, embora evidenciada nos discursos dos profissionais, permanece em uma esfera subjetiva. Os resultados da pesquisa permitiram a produção do produto “1ª Semana de Integração de Ensino e Serviço de Saúde do Estágio Curricular Supervisionado Enfermagem”. A Semana foi construída por meio de uma articulação do ensino e serviço de saúde, tendo como publico alvo os alunos do estágio curricular supervisionado, com o objetivo de despertar para a integração no planejamento, execução e o desenvolvimento de uma metodologia para a análise do estágio curricular supervisionado e suas práticas na assistência.
Abstract: The need to train professionals focused on SUS requirements emerged in university courses, focused on the training of the nurse. From this perspective after the elaboration of the National Curriculum Guidelines by the Ministry of the Education and Culture, the supervised curricular internship has assumed a key role in the training process in higher education. The teaching-service-community articulation appears as an important strategy for an effective integration between theory and practice, and must also be at the service of reflection on reality, allowing the student to prepare criticism and seek appropriate solutions to the health problems encountered. The Supervise Curricular Internship should be a space where the opportunities experienced must be to the student not only a moment of learning and understanding of the professional world, but a contribution to the effective and qualified promotion of the health of the assisted patient. The present work for the conclusion of the Professional Master’s Degree in Health Education is composed of a research and an intervention product on the subject. The research aimed to analyze the perception of the nurses in the emergency sector as regards the contribution of the supervised traineeship as a qualifier of the assistance. A qualitative and descriptive study used semistructured interviews and content analysis, with ten emergency nurses from public general hospital in Brasilian Northeast. The questionnaire addressed issues such as: The student’s contribution to patient care, the role of the emergency nurse in training the trainee, the structuring of the internship activities and suggestions for the organization of it. The data produced were processed, according to the content analysis in the thematic modality, in agreement with Bardin (2011) and Malheiros (2011). As results emerged some categories such as: Contribution of supervised curricular internship to patient care; Contribution of supervised curricular internship to the student’s training process and the red area nurse and; the challenge of integrating teaching and health service in the qualification of care. We confirmed some failures in the conduct, both in the planning and execution of the supervised curricular internship, by disarticulation of the teaching and health service, as well as the lack of adoption of a methodology of indicators that enable the assessment of the supervised curricular internship. The contribution of the supervised curricular internship arises in fact, both in the student’s formative process, as in the updating of the professional service. However, the contribution to patient health promotion, although evidenced in professional discourses, remains in a subjective sphere. The results from this research allowed the production of a product “1st Week of Integration of Teaching and Health Service of the Supervised Curricular Internship”. The Week was developed through an articulation of teaching and health service, by targeting students in the supervised curricular internship, with the objective of awakening to integration in planning, implementation and development of a methodology to analyze the supervised curricular internship and its practice in care.
Palavras-chave: Estágio clínico
Serviço hospitalar de emergência
Educação em enfermagem
Serviços de integração docente assistencial
Training support
Emergency service hospital
Education nursing
Teaching care integration services
Enfermagem - Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: PEREIRA, Valéria Antônia. Integração ensino e serviço de saúde: qual a contribuição do estágio curricular da graduação de enfermagem na qualificação da assistência? 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10844
Data do documento: 31-mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.