00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliana Kefalás de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.creatorBernardes, Naslley Emmannuelle Medeiros.-
dc.date.accessioned2023-03-31T18:37:05Z-
dc.date.available2023-03-31-
dc.date.available2023-03-31T18:37:05Z-
dc.date.issued2022-09-06-
dc.identifier.citationBERNARDES, Naslley Emmannuelle Medeiros. Microconto em sala de aula: uma análise de produções de alunos do 7o ano do ensino fundamental. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10824-
dc.description.abstractThe present work has as main objectives to report an experience carried out from the Pedagogical Residency Program. As well as to reflect on the activities with the textual genre microtale, a synthetic and recurrent narrative type in current poetic publications. In addition, it aims to present the didactics used for the production of literary texts. The texts that serve for the analysis are the result of the productions of mini-stories of students of the 7th year of elementary school in a public school located in the city of Maceió. To assist in the development of this research, some authors theoretically base themselves on the narrative and on the micro-tale textual genre, such as: Carvalho (2017) who deals with the reading and rewriting of mini-stories in the classroom, Dantas (2015) who believes that the mini-tale genre can help in school literacy, Gomes (2013) who contextualizes theory and modernity, Oliveira (2003) who addresses writing, performance and orality in Portuguese language teaching and Petermann (2013) who brings the production of micro-stories by students elementary school, among others. In summary, it was possible to observe that the students managed to develop a new way of studying from the workshop, created precious productions, and had a good performance showing evolution in orality and writing. Not only, but also, learning important concepts for the Portuguese language and for literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração leitura-escritapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMicrocontopt_BR
dc.subjectReading-writing interactionpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMicro storypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMicroconto em sala de aula: uma análise de produções de alunos do 7o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMicroshort stories in the classroom: an analysis of productions by students in the 7th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo principal refletir sobre uma experiência realizada em sala de aula do ensino fundamental, a partir do Programa Residência Pedagógica-PRP - subprojeto Português da Faculdade de Letras/Ufal. Especificamente, objetiva refletir sobre atividades didáticas com o gênero textual microconto, um tipo narrativo sintético e recorrente em publicações poéticas atuais. Além disso, tem o propósito de apresentar a didática utilizada para a produção de textos literários. Os textos selecionados para a análise, são resultado das produções de minicontos por alunos do 7º ano de uma escola da rede pública situada na cidade de Maceió-AL. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, procurou-se fundamentar teoricamente, buscando estudos sobre a narrativa e sobre o gênero textual microconto, entre outros estão: Carvalho (2017), que trata da leitura e reescrita de minicontos em sala de aula; Dantas (2015), que acredita que o gênero miniconto pode auxiliar no letramento escolar; Gomes (2013) que faz uma contextualização entre a teoria e a modernidade; Oliveira (2003) que aborda escrita, performance e oralidade no ensino de língua portuguesa; e Petermann (2013) que traz reflexões sobre a produção de microcontos de alunos do ensino fundamental. Em síntese, foi possível observar que os alunos conseguiram desenvolver uma nova maneira de estudar a partir da oficina desenvolvida. Além disso, produziram seus minicontos, apresentando um bom rendimento na oralidade e na escrita, com a aprendizagem de importantes conceitos relacionados à língua e à literatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microconto em sala de aula uma análise de produções de alunos do 7o ano do ensino fundamental.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.