00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10821
Tipo: Dissertação
Título: Cultura e brincar com crianças de Maceió: um estudo a partir de conceitos winnicottianos
Autor(es): Barboza, Alana Madeiro de Melo
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury
metadata.dc.contributor.referee2: Paixão, Alexandre Paquete
metadata.dc.contributor.referee3: Leitão, Heliane de Almeida Lins
Resumo: A ideia de infância deste trabalho baseia-se no sujeito da criatividade e da potencialidade, e apoia-se na noção de criança como sujeito ativo e real. Donald Winnicott considera a brincadeira como fundamental e constituinte da infância e apresenta o brincar como facilitador do desenvolvimento, da comunicação e das relações sociais. Assim, com base na teoria psicanalítica de Winnicot, esse estudo teve como objetivo geral investigar e analisar a relação entre cultura e o brincar infantis. E como objetivos específicos discutir, refletir e analisar a cultura expressa no brincar e nas brincadeiras de crianças residentes em uma comunidade lagunar. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que ocorreu em uma creche escola filantrópica, e teve como participantes 20 crianças com idades entre 5 e 6 anos. Foram realizadas seis oficinas lúdicas, e nelas foram abordadas as seguintes temáticas: brincar, brincadeiras, amizade, família, lugar onde vivem, cultura e criatividade. Nessas oficinas, existiram momentos lúdicos e fez-se uso de diários de campo e do procedimento de Desenho-Estória com Tema. Para análise do material coletado, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados, foi possível observar uma noção ampliada de família, com a presença de parentes para além do núcleo familiar, com a presença de pai, mãe, filhos, irmãos, avós, primos, amigos e animais de estimação. Perceberam-se também questões raciais, econômicas e de gênero. Além disso, a presença de características relacionadas à comunidade, como a forte presença da lagoa, se fizeram presentes durante as oficinas e as crianças mostraram criatividade nos momentos de brincadeira. Os dados possibilitaram a elaboração de quatro categorias temáticas, foram elas: 1. Família, com questões relacionadas à relações endógenas integradoras, de proteção, agressividade e conflito, assim como figuras da família nuclear e extensa, questões de gênero, raça e religião; 2. Artes, na qual foram refletidas questões acerca de música, cinema, criação e literatura; 3. Contexto local, discutiu-se acerca dos ambientes comunitários, relações exógenas, agressividade/violência, religião e a presença da natureza e de animais; e 4. Espaço de pesquisa acolhedor, refletiu-se acerca da representação das oficinas como acolhedoras, assim como das possibilidades criativas e das relações exógenas. Diante das discussões entre os dados e a teoria adotada como base para essa pesquisa, pode-se concluir que o brincar criativo pode ocasionar uma subversão de regras e papéis socialmente impostos, assim como a elaboração e o contato com as mais diversas experiências culturais. De acordo com a teoria de Winnicott, os resultados apontaram para a cultura como algo que não é estático, sendo uma relação de constituição mútua entre os indivíduos e a cultura em que se encontram, conforme demonstrado nas possibilidades criativas observadas no brincar infantil. a brincadeira seria uma forma de entrada na cultura, um fator de assimilação dos elementos culturais, visto que a prática lúdica permite a apropriação de códigos culturais, e também apresenta importância crucial no processo de socialização. Aponta-se também a importância que a família tem, não só para o desenvolvimento, mas para o contato com objetos da cultura. Observou-se que o brincar como forma de comunicação sustenta-se no método para além da clínica-tradicional e o respeito ao espaço e falas das crianças se mostrou crucial para o bom desenvolvimento e resultado de intervenção das oficinas.
Abstract: The idea of childhood in this work is based on the individual’s potential and creativity, and is based on the notion of child as an active and real person. Donald Winnicott considers play as fundamental and constitutive of childhood and presents play as a facilitator of development, communication and social relations. Thus, based on Winnicott's psychoanalytic theory, this study aims to investigate and analyze the relationship between culture and child play. And as specific objectives to discuss, reflect and analyze the culture expressed in the play and games of children livin in a lagoon community. This research was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Alagoas. This is a qualitative action research, which took place in a philanthropic kindergarten school, and had as participants 20 children aged between 5 to 6 years. Six workshops were held, and the following themes were addressed in them: playing, games, friendship, family, place where they live, culture and creativity. In these workshops, there were playful moments and the use of field diaries and the Thematic Drawing-Story procedure. To analyze the collected material, the Content Analysis technique was used. As results, it was possible to observe an expanded notion of family, with the presence of relatives beyond the family nucleus, containing father, mother, uncles and aunts, brothers and sisters, grandparents, cousins, friends and pets. Racial, economic and gender issues were also noticed. In addition, the presence of characteristics related to the community, such as the strong presence of the lagoon, were present during the workshops and the children showed creativity in the moments of playing. The data enabled the elaboration of four thematic categories, they were: 1. Family, with issues related to endogenous integrating relationships, protection, aggression and conflict, as well as figures of the nuclear and extended family, and issues of gender, race and religion; 2. Arts, in which questions about music, cinema, creation and literature were discussed; 3. Local context, it was discussed about community environments, exogenous relationships, aggression / violence, religion and the presence of nature and animals; and 4. Welcoming research space, reflected on the representation of the workshops as welcoming, as well as the creative possibilities and exogenous relationships. Given the discussions between the data and the theory adopted as the basis for this research, it can be concluded that creative play can cause a subversion of rules and socially imposed roles, as well as the elaboration and contact with the most diverse cultural experiences. According to Winnicott's theory, the results pointed to culture as something that is not static, being a relationship of mutual constitution between individuals and the culture in which they find themselves in, as demonstrated in the creative possibilities observed in children's play. The play would be a way of entering the culture, a factor of assimilation of the cultural elements, since the ludic practice allows the appropriation of cultural codes, and also has a crucial importance in the socialization process. It also points out the importance that the family has, not only for development, but for contact with culture’s objects. It was observed that playing as a form of communication is supported by the method beyond the traditional clinic and respect for the space and the children's speeches proved to be crucial for the good development and result of the workshops' intervention.
Palavras-chave: Winnicott, Donald Woods, 1896-1971
Psicologia – Infância
Brincar
Cultura
Childhood
Playing
Playful workshops
Culture
Winnicott
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BARBOZA, Alana Madeiro de Melo. Cultura e brincar com crianças de Maceió: um estudo a partir de conceitos winnicottianos. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10821
Data do documento: 29-mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura e brincar com crianças de Maceió_um estudo a partir de conceitos winnicottianos.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.