00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Antonio Carlos Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Lucy Vieira da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Rafael Rodrigues da-
dc.creatorSilva, Victor Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3781421115394591pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T20:13:38Z-
dc.date.available2024-03-17-
dc.date.available2023-03-29T20:13:38Z-
dc.date.issued2020-06-23-
dc.identifier.citationSILVA,Victor Menezes. Educação e comunicação em saúde por meio de uma abordagem lúdica: experiência de um docente desbravando o universo das metodologias ativas. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10804-
dc.description.abstractThe present Academic Work of Course Completion (TACC) addresses the experiences lived by a professor in a curricular component of "Communication and Health Education" in the course of Medicine at a public university in the wild of Alagoas and is based on education references and neurosciences in order to report the scenario of playful stimulus models experienced, influenced and conducted by active methodologies. This is a descriptive study, like an experience report. For a more cohesive and linear reading, the introduction of the study was divided into five sessions: 1. playful approach; 2. neuroscience and education; 3. humor, meaningful learning and active methodologies; 4. the challenges of active teaching in the context of medical education; and 5. health communication and education scenario. Then, a report of a professor's experience exploring the universe of active methodologies with a playful approach. Subsequently, three products that were produced during the reported experience will also be presented: educational software that will be deposited and disseminated through linking in the national system; a box of handmade medicines; and pictographed informational fasteners.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectMetodologia ativa (Metodologia de ensino)pt_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducation medicalpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectLudicitypt_BR
dc.subjectHealth communicationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleEducação e comunicação em saúde por meio de uma abordagem lúdica: experiência de um docente desbravando o universo das metodologias ativaspt_BR
dc.title.alternativeHealth Education and Communication through a ludic approach: a teacher's experience unveiling the universe of active methodologiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) aborda as experiências vivenciadas por um docente em um componente curricular de “Comunicação e Educação em Saúde” no curso de Medicina de uma universidade pública do agreste de Alagoas e tem sua base em referenciais da educação e neurociências com objetivo de relatar o cenário dos modelos de estímulos lúdicos experienciados, influenciados e conduzidos por metodologias ativas. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. Para uma leitura mais coesa e linear, a introdução do estudo foi dividida em cinco sessões: 1. abordagem lúdica; 2. neurociências e educação; 3. humor, aprendizagem significativa e metodologias ativas; 4. os desafios do ensino ativo no contexto da educação médica; e 5. cenário da comunicação e educação em saúde. Em seguida, um relato de experiência de um docente desbravando o universo das metodologias ativas com abordagem lúdica. Posteriormente, também serão apresentados três produtos que foram produzidos ao longo da experiência relatada: um software educacional que será depositado e divulgado por meio de vinculação em sistema nacional; uma caixa de medicamentos artesanal; e prendedores informativos pictografados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.