00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Enaiane Cristina-
dc.contributor.referee2Santos, Soraya Dayanna Guimarães-
dc.creatorSantos, Caio César da Silva Moura-
dc.date.accessioned2023-03-28T21:26:37Z-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2023-03-28T21:26:37Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Caio César da Silva Moura. Temáticas em saúde na prática pedagógica dos professores de educação física de Maceió/AL. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Educação Física e Esporte, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10795-
dc.description.abstractAt Brazil, the teaching of health topics is one of the responsibilities of the Physical Education teacher, already mentioned in the National Curriculum Parameters, in National School Health Program and in National Curricular Common Base. The aim of this study was to identify and classify the frequence that health’s themes was adress for physical education teachers at schools of Maceió. Quantitative and cross-sectional study. The frequence data was stratified through the semi-structured questionnaire of multiple-choice questions in likert scale. The sample consisted of 41 teachers. The results were analyzed using descriptive statistics. The frequencies of the dimensions were classified as regular, the physical dimension of the health presented higher scores; and the mental, social and spiritual dimensions showed lower scores. It is concluded that most of these teachers may be viewing health through a hygienist lens because they present a better frequency of teaching in biophysiological topics needing like this to be better in other dimensions that include health and its determining factors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física - Saúdept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfissional de educação físicapt_BR
dc.subjectDivulgação científica - Rede Socialpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleTemáticas em saúde na prática pedagógica dos professores de educação física de Maceió/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, ensino dos temas em saúde é uma das responsabilidades do professor de Educação Física já apontada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S), no Programa Nacional de Saúde na Escola (PSE) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo deste estudo foi identificar e classificar a frequência em que as temáticas em saúde estiveram presentes na prática pedagógica de professores de Educação Física da rede pública de Maceió/AL. O estudo foi quantitativo e transversal, os dados foram estratificados através da aplicação de um questionário semi-estruturado com respostas fechadas e baseadas em escala likert para quantificar as frequências. A amostra foi composta por 41 professores. Os resultados foram analisados a partir de estatística descritiva. As frequências das dimensões foram classificadas como regular, a dimensão física apresentou escores mais elevados (1,97; DP= 0,97); e as dimensões mental (1,72; DP= 0,59), social (1,65; DP= 0,57) e espiritual (1,84; DP= 0,45) apontaram scores mais baixos. Conclui-se que a maioria destes professores podem estar enxergando a saúde através de uma lente higienista por apresentar uma melhor frequência de ensino em temáticas biofisiológicas deixando a desejar nas demais dimensões que contemplam a saúde e seus fatores determinantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Temáticas em saúde na prática pedagógica dos professores de educação física de MaceióAL.pdf597.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.