00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Calado, Ivo Augusto Andrade Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5748220882915553pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rafael de Amorim-
dc.contributor.referee2Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da-
dc.creatorSilva, Jefferson David dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5601285006267956pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T21:21:36Z-
dc.date.available2023-03-15-
dc.date.available2023-03-24T21:21:36Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson David dos Anjos. Monitoramento da qualidade da pavimentação de vias utilizando computação em nuvem veicular. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10777-
dc.description.abstractDefects in street surfaces, such as potholes and imperfections, can occur at any time, depending on the conditions and life of the road. These imperfections on street surfaces can compromise traffic safety and also cause premature wear of vehicle parts. In this work, we propose an architectural model for the Vehicular Cloud Computing environment, capable of monitoring and evaluating the quality of street roughness, using the International Roughness Index (IRI) metric. The objective of this work is to develop an automated architectural model of road roughness monitoring to measure pavement roughness based on the vibrational response using smartphone sensors. To inform drivers about the quality of paving of the lanes on a given route, so that the driver can choose a more comfortable and safer route. For the experiments, we developed an application android, to record the roughness quality of the roads, together with a web service that we also developed, to store the data generated by the application. The experiments were carried out in the city of Garanhuns-PE, covering stretches at a speed of 50 km/h, using three android cell phones positioned on top of the car’s dashboard. The car model used was a Volkswagen Fox 1.0. The results affirm that our architectural model can monitor, measure and display on the map the quality of road roughness. In the application, the places where the IRI records were made are plotted on the map.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRugosidade – viaspt_BR
dc.subjectVehicular cloud computingpt_BR
dc.subjectPavimentação - Qualidadept_BR
dc.subjectÍndice internacional de rugosidade (IRI)pt_BR
dc.subjectInternational roughness index (IRI)pt_BR
dc.subjectPaving qualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleMonitoramento da qualidade da pavimentação de vias utilizando computação em nuvem veicularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDefeitos nas superfícies das ruas, como buracos e imperfeições, podem ocorrer a qualquer momento, de acordo com as condições e a vida útil da estrada. Essas imperfeições nas superfícies das ruas podem comprometer a segurança no trânsito e também ocasionando desgastes prematuros nas peças dos veículos. Neste trabalho, propomos um modelo arquitetural para o ambiente de Vehicular Cloud Computing, capaz de monitorar e avaliar a qualidade da rugosidade da rua, utilizando a métrica do International Roughness Index (IRI). O objetivo deste trabalho, é desenvolver um modelo arquitetural automatizado de monitoramento da rugosidade da estrada para medir a rugosidade do pavimento com base na resposta vibracional utilizando os sensores do smartphone. Com a intenção de informar aos motoristas sobre a qualidade de pavimentação das vias de determinado percursso, para que o motorista possa escolher um caminho mais confortável e mais seguro. Para os experimentos, desenvolvemos um aplicativo android, para fazer os registros da qualidade de rugosidade das vias, junto a um web service que também desenvolvemos, a fim, de armazenar os dados gerados pelo aplicativo. Os experimentos foram realizados na cidade de Garanhuns-PE, percorrendo trechos a uma velocidade de 50 km/h, utilizando três celulares android posicionados encima do painel do automóvel. O modelo do automóvel utilizado foi um Volkswagen Fox 1.0. Os resultados afirmam que o nosso modelo arquitetural consegue monitorar, medir e exibir no mapa a qualidade da rugosidade das vias. No aplicativo são plotados no mapa os lugares onde foram feitos os registros do IRI.pt_BR
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