00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Angélica da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0149828546683161pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Radjalma da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297667060654840pt_BR
dc.creatorLeite, Tamires de Campos-
dc.date.accessioned2023-03-24T19:46:53Z-
dc.date.available2023-03-24-
dc.date.available2023-03-24T19:46:53Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationLEITE, Tamires de Campos,. O processo educacional inclusivo dos surdos em Alagoas: um estudo histórico-social. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10774-
dc.description.abstractThe present research aims to understand the implications of national politics - oriented towards deaf education - in educational politics to deaf people in the states of Alagoas. In which, the question that guided this study was: Which are the influences between the national politics for deaf education and the specific political implementations in the context of Alagoas for deaf education? Thus, a qualitative study was carried, being the data obtained through a documentary research of the politics, laws and legal devices oriented towards deaf education in Brazil and Alagoas between the years of 1990 and 2021. For the analysis, the theory of the political cycle proposed by Stephen Ball was used. So, as result of the interpreted data, it was understood that the public politics for deaf education in Brazil enacted since 1990 emerged in a conservative governamental context of neoliberal politics that presents structural and financial problems in the educational system related to the budgetary cut in education. This way, what the law presents wasn’t converted automatically into short-term tangible actions for deaf education with focus on the implementation and development of a bilingual education. Because, for the law to be able to be materialized in the various levels and modalities o teaching it is needed, among other factors, inclusive spaces with material resources and professional adequate training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicas- educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais-Surdospt_BR
dc.subjectEducação de surdos- Alagoaspt_BR
dc.subjectEvaluation of public policies - educationpt_BR
dc.subjectDeaf Educational Policiespt_BR
dc.subjectEducation for the deaf - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO processo educacional inclusivo dos surdos em Alagoas: um estudo histórico-socialpt_BR
dc.title.alternativeThe inclusive educational process of the deaf in Alagoas: a historical-social studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa objetiva compreender as implicações das políticas nacionais – voltadas para a educação de surdos – nas políticas educacionais voltadas às pessoas surdas do estado de Alagoas. Na qual, a questão que orientou esse estudo foi: Quais as influências entre as políticas para a educação de surdos a nível nacional e os encaminhamentos políticos específicos do contexto alagoano para a educação de surdos? Diante desse questionamento, foi realizado um estudo qualitativo, sendo os dados obtidos por meio de pesquisa documental das políticas, leis e dispositivos legais voltados para a educação de surdos no Brasil e em Alagoas no período de 1990 a 2021. Para análise, utilizamos a teoria do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball. Assim, como resultado dos dados interpretados foi apreendida que as políticas públicas voltadas para a educação do surdo no Brasil promulgadas desde os anos de 1990 emergiu em um contexto governamental conservador de políticas de cunho neoliberal que apresenta problemas estruturais e financeiros no sistema educacional relacionados ao corte orçamentário na educação. Assim, o que se dispõe na lei não se converteu automaticamente em ações palpáveis de curto prazo para educação das pessoas surdas com foco na implantação e desenvolvimento de uma educação bilíngue. Porque, para que a lei consiga ser materializada nos diversos níveis e modalidades de ensino é preciso, entre outros fatores, espaços inclusivos com recursos materiais e formação adequada dos profissionais.pt_BR
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