00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel Azevedo-
dc.creatorOliveira, Claudio Rangel Falcão de-
dc.date.accessioned2023-03-23T22:42:35Z-
dc.date.available2023-03-15-
dc.date.available2023-03-23T22:42:35Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Claudio Rangel Falcão de. Um mapeamento sobre o uso de dobraduras e materiais manipuláveis para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10768-
dc.description.abstractHistorically, there is much discussion about the methods of teaching Mathematics, always seeking to find a methodology that is efficient in the teaching-learning process. In this sense, this work encourages the review and reflection of pedagogical practices in Mathematics classrooms, based on a mapping carried out with works published between the years of 2010 and 2020 from the perspective of the teaching of sentences in the 6th year of Fundamental Teaching, giving emphasis ao use of bends. Therefore, this work constitutes a bibliographical research in which selected publications are available in non-virtual formats, which deal with the teaching of sentences involving bending. This possible research highlighted the importance of the use offolds not only of sentences, so that they are seen as instruments capable of enabling students to have a more playful view of the meanings of sentences. Além disso, the selected works that could bean alyzed will highlight the need to modify the way in which the teaching of sentences has been carried out in the 6th year of Fundamental Teaching, once that or exclusively expository teaching has been losing force with the advancement of technology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectFrações - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMaterial manipulávelpt_BR
dc.subjectTeaching fractionspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectFoldspt_BR
dc.subjectManipulating materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm mapeamento sobre o uso de dobraduras e materiais manipuláveis para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, muito se discute sobre os métodos de ensino de Matemática, buscando sempre encontrar uma metodologia que seja eficiente no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho incentiva a revisão e reflexão das práticas pedagógicas nasaulas de Matemática, a partir de um mapeamento realizado com trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2020 sob a perspectiva do ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental, dando ênfase ao uso de dobraduras. Para tanto, esse trabalho constitui de uma pesquisa bibliográfica em que foram selecionadas publicações disponíveis no meio virtual, que tratassem de ensino de frações envolvendo dobraduras. Essa pesquisa possibilitou que fosse destacada a importância do uso de dobraduras no ensino de frações, de modo que elas sejam vistas como instrumentos capazes de possibilitar aos estudantes uma visão mais lúdica dos significados de frações. Além disso, os trabalhos selecionados e que puderam ser analisados destacaram a necessidade de modificar a forma em que o ensino de frações vem sendo realizado no 6o ano do Ensino Fundamental, uma vez que o ensino exclusivamente expositivo vem perdendo força com o avanço da tecnologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.