00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10766
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do software MODELLUS no auxílio do ensino da cinemática
Autor(es): Ramos, Sidney dos Santos
Primeiro Orientador: Serra, Kléber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Pedro Valentim dos
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Samuel Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva II, Gentil Luiz da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades ao professor para que ele possa dinamizar suas aulas e prender uma pouco mais a atenção do aluno ao conteúdo. Partindo dos conhecimentos prévios do estudante, a intenção é poder representar, por meio do software MODELLUS, simulações que melhor se adequem ao dia a dia do aluno ou dentro de um contexto trabalhado em sala de aula. Tendo como teoria educacional base a aprendizagem significativa, foi abordada a cinemática por meio de simulações, nas quais os alunos puderam interferir diretamente adequando-as as suas necessidades. Foi desenvolvido um produto educacional pensado em ser utilizado como uma ferramenta adicional aos professores, para que possam ter certo domínio sobre o software, tanto para executar e interferir em atividades já prontas, como para criar novas atividades de acordo com as necessidades da turma. O produto é composto por vídeos que trazem informações sobre o MODELLUS, sobre como criar uma simulação através da modelagem matemática, um manual com instruções que facilita algumas ações na criação da simulação, simulações prontas para serem aplicadas em sala e questionários referentes a cada simulação pronta.
Abstract: This work aims to present possibilities to the teacher so that he can streamline his classes and hold the student's attention to the content a little more. Based on the student's previous knowledge, the intention is to be able to represent, through the MODELLUS software, simulations that best suit the student's daily life or within a context worked in the classroom. Based on Meaningful Learning Theory, kinematics was approached through simulations, in which students could directly interfere, adapting them to their needs. An educational product designed to be used as an additional tool for teachers was developed, so that they can have a certain domain over the software, both to execute and interfere in ready-made activities, as well as to create new activities according to the needs of the class. The product consists of videos that provide information about MODELLUS, how to create a simulation through mathematical modeling, a manual with instructions that facilitates some actions in the creation of the simulation, simulations ready to be applied in the classroom and questionnaires related to each ready simulation.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Recursos didáticos
Software Modellus
Aprendizagem significativa
Cinemática
Modelagem matemática
Physics education
Meaningful learning
Kinematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: RAMOS, Sidney dos Santos. A utilização do software MODELLUS no auxílio do ensino da cinemática. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10766
Data do documento: 30-nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização do software MODELLUS no auxílio do ensino da cinemática.pdf5.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.