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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10727
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Caminhos de uma profissão: reflexões sobre a formação docente nas disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura Plena na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão |
Autor(es): | Xavier, Cleyton Junior de Jesus |
Primeiro Orientador: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vale, Eltern Campina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira Junior, Fernando de Sá |
Resumo: | O Estágio Supervisionado é o momento em que o futuro docente vivencia o ambiente escolar e o ensino. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a formação docente a partir da experiência prática nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV desenvolvidas durante o curso de História Licenciatura Plena na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão. Especificamente identificar a regulamentação legal do estágio a partir dos documentos oficiais, caracterizar como se constitui essa legalidade contrapondo a realidade executável durante a prática experienciada nos estágios supervisionados, por fim explicitar os impactos do mesmo na formação docente enquanto futuro licenciado em História. Esse momento é fundamental na construção identitária do professor, sendo assim, esse trabalho apresentou uma abordagem sobre os desafios dessa profissão, refletindo alguns pontos que interferem diretamente na construção do professor de História, tendo as experiências da disciplina Estágio Supervisionado como objeto de estudo. O método histórico crítico orientou os procedimentos heurísticos nessa pesquisa, fundamentando-se na observação participante, o diário de campo, documentos oficiais sobre o Estágio Supervisionado que constituíram fonte da pesquisa, subsidiando a discussão sobre a relação teoria/prática presentes na formação docente. Os resultados demonstram que o Estágio Supervisionado subsidia teoricamente a formação docente, entretanto a dialogia teoria e prática induzem afirmar que se distanciam da realidade empírica, ou seja, as escolas de educação básica onde lecionamos. |
Abstract: | The Supervised Internship is the time when the future teacher experiences the school environment and teaching. This research aims to reflect on teacher training based on practical experience in the subjects of Supervised Internship I, II, III and IV developed during the Full Degree History course at the Federal University of Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Specifically, to identify the legal regulation of the internship from the official documents, to characterize how this legality is constituted, opposing the executable reality during the practice experienced in the supervised internships, in order to explain its impacts on the teacher education as a future graduate in History. This moment is fundamental in the identity construction of the teacher, therefore, this work presented an approach on the challenges of this profession, reflecting some points that directly infer in the construction of the History teacher, having the experiences of the subject Supervised Internship as object of study. The critical historical method guided the heuristic procedures in this research, based on the participant observation, the field diary, official documents on the Supervised Internship that constituted the research source, supporting the discussion on the theory / practice relationship present in the teacher training. The results show that the Supervised Internship theoretically subsidizes teacher training, however, the dialogue between theory and practice induces to affirm that they distance themselves from the empirical reality, that is, the basic education schools where we teach. |
Palavras-chave: | Formação docente Estágio supervisionado Ensino e aprendizagem História – Licenciatura Plena Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão UFAL Supervised internship Theory and practice Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | XAVIER, Cleyton Junior de Jesus. Caminhos de uma profissão: reflexões sobre a formação docente nas disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura Plena na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão. 63 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10727 |
Data do documento: | 3-nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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