00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Níveis de empatia em estudantes de medicina: uma análise em função do período da graduação e do perfil sociodemográfico
Autor(es): Pachêco, Carla Suzane Góes
Primeiro Orientador: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Milma Pires de Melo
Resumo: A empatia é uma habilidade atrelada a Inteligência Emocional (IE) que precisa ser cultivada e, interfere diretamente na capacidade do ser humano de interagir e se relacionar com as outras pessoas, sendo descrita na literatura como uma das características mais marcantes dos grandes profissionais médicos. O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC), tem por objetivo investigar como se manifestam os níveis de empatia em estudantes de medicina, de uma instituição privada no nordeste do Brasil, ao longo da graduação. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, analítica, observacional e transversal. A pesquisa se deu por meio da aplicação da Escala Jefferson de Empatia Médica - versão para estudantes (JSPE-vs) e, da correlação dos dados obtidos na escala com o período do curso e perfil sociodemográfico dos estudantes, a fim de verificar quais correlações se mostram significativas para a expressão dos níveis de empatia nos estudantes e, se há erosão da empatia no decorrer da formação. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2020 e, contou com 193 participantes entre ingressantes, intermediários e concluintes do curso de medicina. A amostragem utilizada foi por acessibilidade e conveniência. Como resultado, não foi evidenciada erosão dos níveis de empatia ao longo da graduação médica e, os estudantes do sexo feminino e aqueles que escolheram o curso por se sentirem vocacionados para tal mostraram níveis de empatia significativamente maiores. Isso pode falar a favor de que mulheres são mais empáticas e homens mais racionais e, que quanto mais seguros os estudantes estiverem da sua vocação, mais fácil será para eles driblar as frustrações, superar as adversidades, lidar com a profissão sem o manto da idealização, conservando o interesse genuíno no paciente e por aliviar o sofrimento humano. E por se tratar de duas variáveis prevalentes na amostra, ambas podem ter influenciado de forma positiva o resultado. Como produto deste estudo foi elaborado o Projeto MedCine, que traz o cinema na sala de aula como uma poderosa ferramenta de mídia-educação que vem propiciar o alcance de uma visão ampliada do ser humano, ajudar na formação de indivíduos muito mais sensíveis e, assim, contribuir para a apreensão da real dimensão compreendida no cuidado centrado na pessoa.
Abstract: Empathy is an ability linked to Emotional Intelligence (EI) that needs to be cultivated and directly interferes with the human being's ability to interact and relate to other people, being described in the literature as one of the most striking characteristics of great medical professionals. The present Academic Work of Course Completion (TACC) aims to investigate how the levels of empathy are manifested in medical students, from a private institution in northeastern Brazil, throughout their undergraduate course. This is a quantitative, analytical, observational and cross-sectional study. The research was carried out through the application of the Jefferson Medical Empathy Scale - version for students (JSPE-vs) and the correlation of the data obtained in the scale with the course period and sociodemographic profile of the students, in order to verify which correlations were show significant for the expression of levels of empathy in students and, if there is erosion of empathy during training. Data collection took place between the months of October and November 2020 and had 193 participants, including freshmen, intermediates and graduates of the medical course. The sampling used was for accessibility and convenience. As a result, there was no evidence of erosion of empathy levels throughout medical graduation, and female students and those who chose the course because they felt called to do so showed significantly higher levels of empathy. This can speak in favor of women being more empathetic and men more rational, and that the more confident students are of their vocation, the easier it will be for them to overcome frustrations, overcome adversities, deal with the profession without the cloak of idealization, maintaining a genuine interest in the patient and in alleviating human suffering. And because they are two variables prevalent in the sample, both may have positively influenced the result. As a product of this study, the MedCine Project was created, which brings cinema into the classroom as a powerful media-education tool that provides a broader view of the human being, helps in the formation of much more sensitive individuals, and thus, contribute to the apprehension of the real dimension included in person-centered care.
Palavras-chave: Empatia
Estudantes de medicina
Educação médica
Filmes cinematográficos
Empathy
Students medical
Education medical
Motion pictures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: PACHÊCO, Carla Suzane Góes. Níveis de empatia em estudantes de medicina: uma análise em função do período da graduação e do perfil sociodemográfico. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10720
Data do documento: 24-ago-2021
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