00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do estágio curricular na atenção básica para a formação de enfermeiros: à luz das diretrizes curriculares nacionais e sob o olhar do discente
Autor(es): Barros, Rwizziane Kalley Silva Pessoa de
Primeiro Orientador: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lucia de Mendonça Ribeiro
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED/UFAL) é constituído por dois artigos científicos e dois produtos de intervenção decorrentes da pesquisa intitulada “CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e sob o olhar do discente”. Com o objetivo de analisar as contribuições do estágio curricular em Atenção Básica (AB) para a formação do enfermeiro à luz das DCN e sob o olhar do discente, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo descritivo e exploratório. As participantes do estudo foram discentes do curso de enfermagem da UFAL – campus Arapiraca que haviam concluído estágio curricular supervisionado em AB em 2019. A coleta de dados deu-se em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma oficina para discutir sobre o conceito de competências e acerca das competências do enfermeiro previstas pelas DCN; em um segundo momento, foram realizadas entrevistas individuais utilizando-se um roteiro semiestruturado acerca das experiências dos discentes que contribuíram para o desenvolvimento das competências durante o estágio curricular em AB. As entrevistas foram transcritas e lidas exaustivamente. Foram criadas nuvens de palavras para facilitar a elaboração das categorias e os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, obtendo-se cinco categorias: 1) Estágio supervisionado: espaço para o desenvolvimento das competências do enfermeiro, 2) Atenção básica: oportunidade de “ser enfermeiro” durante a graduação, 3) A importância do preceptor durante o estágio, 4) A importância das aulas práticas para a formação e 5) A utilização das metodologias ativas durante a graduação. As duas últimas categorias fizeram parte do segundo artigo. Todos os cuidados éticos foram respeitados, conforme a Resolução no 510/16. Assim, foram escritos dois artigos, o primeiro tratou das contribuições do estágio curricular em AB, sendo possível perceber que a vivência das necessidades reais dos usuários, do cotidiano dos serviços e do trabalho em equipe provocou aprendizagens significativas das competências do enfermeiro e o desenvolvimento de um perfil profissional crítico-reflexivo e humanizado, preocupado em oferecer um cuidado em saúde integral ao indivíduo. O segundo artigo abordou as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas durante a graduação, anteriores ao estágio, sendo possível inferir que as metodologias ativas proporcionaram o desenvolvimento de uma visão crítica, humanizada e integral sobre situações-problemas e nos cenários reais. Além disso, foram criados dois produtos educacionais: o primeiro, um Material Instrucional para produção de uma oficina, que pode ser utilizado como prática pedagógica durante a graduação para discentes e preceptores de enfermagem a fim de provocar reflexões e melhorias no processo ensino-aprendizagem e formação profissional do enfermeiro e o segundo, uma Série de Vídeos Educativos que podem ser utilizados durante a oficina sugerida e em outros momentos de aprendizagem, tais como aulas, estágios, capacitações e educação permanente que tenham como tema as competências do enfermeiro. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para repensar as práticas docentes e de preceptoria, ao tempo que aponta sugestões para melhorias e novos direcionamentos para o aperfeiçoamento do ensino de enfermagem e qualificação profissional.
Abstract: The following Academic Work for the Conclusion of a Professional Master's Degree in Health Education at the Faculty of Medicine (FAMED/UFAL) consists of two scientific papers and two intervention products which resulted from the research entitled “CONTRIBUTIONS OF THE CURRICULAR INTERNSHIP IN BASIC ATTENTION TO THE NURSE TRAINING: considering the National Curriculum Guidelines and under the student’s perspective”. In order to analyze the contributions of the curricular internship in Primary Care (AB) to the nurse training considering the DCNs and under the student’s perspective, the research had a qualitative approach of the type descriptive and exploratory study. The study participants were students from the nursing undergraduate course at UFAL - Arapiraca campus who had completed supervised curricular internship in AB in 2019. The data was collected through in two moments: in the first, a workshop was held to discuss the concept of competencies and about the competencies of the nurse predicted by the DCN; in a second moment, individual interviews using a semi-structured script about the student’s experiences that contributed to the development of skills during the curricular internship in Primary Care. The interviews were transcribed and read exhaustively. Word clouds were created to facilitate the elaboration of categories and the data was analyzed according to Bardin's content analysis technique, obtaining five categories: 1) Supervised internship: space for the development of nurses' skills, 2) Primary care: opportunity to “be a nurse” during training, 3) The importance of the preceptor during the internship, 4) The importance of practical classes for training, and 5) The use of active methodologies during the University graduate. The last two categories were part of the second article. All ethical precautions were respected, in accordance with Resolution N. 510/16. Therefore, two papers were written, the first dealt with the contributions of the curricular internship in AB, making it possible to perceive that the experience of the real user necessities, the daily services and the teamwork caused a significant learning of nurse skills and the development of a critical-reflective and humanized professional profile, that is concerned with offering comprehensive health care to the individual. The second article addressed the teaching-learning strategies used during graduation, prior to the internship, making it possible to infer that the active methodologies provided the development of a critical, humanized and integral view on problem situations and in real scenarios. In addition, two educational products were produced: the first, a Instructional Material for the Workshop creation, which can be used as a pedagogical practice during graduation for nursing students and preceptors in order to provoke reflections and improvements in the teaching-learning and training process the nurse's professional and the second, a series of educational videos that can be used during the suggested workshop and in other learning moments, such as classes, internships, training and permanent education that have the nurse's skills as their theme. It is hoped that the research may contribute to rethink teaching and preceptorship practices, making it possible to point out suggestions for improvements and new directions for the improvement of nursing education and professional qualification.
Palavras-chave: Estágio clínico
Educação baseada em competências
Atenção primária à saúde
Clinic internship
Teaching
Learning
Competency-based education
Primary health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: BARROS, Rwizziane Kalley Silva Pessoa de. Contribuições do estágio curricular na atenção básica para a formação de enfermeiros: à luz das diretrizes curriculares nacionais e sob o olhar do discente. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10719
Data do documento: 18-ago-2021
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